Oliver Cowdery



Oliver Cowdery teve uma participação relevante e significativa na organização da Igreja. Ele esteve com o Profeta Joseph Smith em momentos extremamente importantes e foi um dos primeiros membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Oliver Cowdery serviu como escriba de Joseph Smith durante a tradução do Livro de Mórmon, foi a primeira pessoa a se batizar na Igreja, foi testemunha da veracidade do Livro de Mórmon.
Oliver nasceu em 03 de outubro de 1806, em Wells, condado de Rutland, Vermont. Era o caçula de oito irmãos. Sua educação inclui a literatura, a escrita e rudimentos de aritmética. Existe pouca informação sobre sua juventude e os seus primeiros registros declaram que ele mudou-se para Nova York com 20 anos. Ele trabalhou como balconista em uma loja de artigos gerais, trabalhou também como ferreiro e fazendeiro. Oliver Cowdery era franzino, tinha cerca de 1,65 metros de altura, cabelos escuros e ondulados e olhos castanhos penetrantes. Oliver Cowdery ensinou em uma escola em Manchester e se alojou na casa de Joseph Smith Sênior e Lucy Mack Smith, os pais de Joseph Smith, e enquanto estava lá aprendeu sobre as visões de Joseph e o manuscrito que ele estava traduzindo. Oliver se convenceu da verdade dessas informações e queria se tornar um escriba de Joseph Smith.
Quando Oliver Cowdery chegou em Harmony, em 05 de abril, um domingo, Joseph Smith reconheceu-o como o ajudante que o Senhor lhe prometera . Ficaram conversando sobre as experiências de Joseph até tarde da noite. No dia seguinte cuidaram de alguns negócios e na terça-feira, 07 de abril, começaram a trabalhar na tradução e trabalharam até que a tradução do Livro de Mórmon estivesse completa. Oliver ficou grato pela oportunidade que teve de ouvir as palavras do livro. Em suas próprias palavras ele disse:
“Esses foram dias para nunca serem esquecidos – sentar sob o som da voz ditada pela inspiração do céu, despertando a mais extrema gratidão deste peito! Dia após dia eu continuei, ininterruptamente, a escrever de sua boca, enquanto ele (Joseph Smith) traduzia com o Urim e Tumim, ou, como os Nefitas teriam dito, “Intérpretes”, a história ou registro chamado ‘O Livro de Mórmon’”(Mensageiro de Advogado, outubro de 1834, p. 14).
Enquanto estavam traduzindo, Oliver Cowdery e Joseph Smith aprenderam acerca do batismo e decidiram perguntar ao Senhor se eles também precisavam ou não ser batizados. Enquanto oravam, o mesmo João Batista que batizou Jesus Cristo apareceu para eles como um mensageiro celestial. Chamando-os de “conservos” ele os ordenou ao Sacerdócio Aarônico, e com isso deu-lhes autoridade para batizar. Joseph Smith e Oliver Cowdery foram para um rio próximo chamado Susquehanna. Joseph Smith primeiramente batizou Oliver Cowdery, e então Oliver Cowdery batizou Joseph Smith. Não muito depois disso, Oliver Cowdery também testemunhou a restauração do Sacerdócio de Melquesedeque sob as mãos dos antigos apóstolos Pedro, Tiago e João. Eles apareceram-lhes às margens do rio Susquehanna e conferiram a Joseph Smith e Oliver Cowdery o santo Sacerdócio de Melquisedeque e as chaves do apostolado. Joseph Smith e Oliver Cowdery passaram a ter autoridade para agir como representantes legítimos do Senhor na edificação do reino de Deus na terra.
Enquanto traduziam os registros, Joseph Smith e Oliver Cowdery ficaram maravilhados com certas doutrinas reveladas durante a tradução, como a visita do Salvador aos habitantes do hemisfério ocidental e seus ensinamentos acerca do batismo, aprenderam também que seria permitido a três testemunhas ver os registros e prestar um testemunho adicional ao de Joseph Smith. Em junho de 1829, Oliver Cowdery se tornou uma dessas Três Testemunhas da veracidade do Livro de Mórmon, junto com Martin Harris e David Whitmer. Os três homens e Joseph Smith se retiraram para um bosque onde oraram. Um anjo lhes apareceu, mostrando-lhes as placas de ouro. A voz de Deus também foi ouvida, dando-lhes o mandamento de prestar testemunho do acontecido. Embora esses homens tenham passado por muito sofrimento e luta, nenhum deles jamais negou seu testemunho. Foi então dada a responsabilidade de cuidar da publicação do Livro de Mórmon a Oliver Cowdery.
Pouco depois de terem recebido o sacerdócio de mensageiros celestiais, em 1929, Joseph Smith e Oliver Cowdery souberam por revelação “a data exata na qual, pela vontade e ordem de Deus, deveríamos organizar novamente a igreja nesta terra”. Oliver Cowdery foi o primeiro membro da Igreja a falar publicamente em uma reunião em 11 de abril de 1830 – domingo, depois que a Igreja foi oficialmente organizada no dia 06 de abril de 1830. Os escritos e discursos de Oliver Cowdery eram conhecidos por seu conhecimento pessoal e lógico. Foi também nesta época que Joseph Smith recebeu uma revelação em resposta a uma dúvida quanto à necessidade de as pessoas serem batizadas novamente se já haviam sido previamente batizadas em outra Igreja. A resposta foi: “embora seja um homem batizado cem vezes, de nada lhe aproveita, pois não podeis entrar pela porta estreita por meio da lei de Moisés nem por vossas obras mortas” (D&C 22:2). O Senhor afirmou que a autoridade era essencial para a realização de um batismo válido. Pouco tempo depois de a organização da Igreja, foi pedido a Oliver Cowdery que liderasse a primeira grande expedição missionária da Igreja. Foi pedido ao grupo que ensinasse aos Nativos Americanos e através desses esforços, o número de membros da Igreja dobrou. Oliver Cowdery foi convidado a falar a aproximadamente 40 líderes tribais confortavelmente acomodados na cabana do chefe. Em pouco tempo Oliver Cowdery conquistou-lhes a confiança ao relatar a longa e difícil viagem que haviam empreendido desde o leste a fim de levar-lhes a mensagem do Livro de Mórmon.
De 1830 – 1831 Oliver Cowdery serviu como o primeiro registrador da Igreja, e atuou como escriba de Joseph Smith enquanto ele estava traduzindo a Bíblia. Essa posição foi dada novamente a Oliver Cowdery de 1835-1837. Ele manteve as atas das reuniões e foi um grande contribuinte para muitos jornais da Igreja. Em 1830, Oliver Cowdery também foi chamado como o segundo élder da Igreja e como conselheiro de Joseph Smith. Parley P. Pratt, outro proeminente líder da igreja da época foi batizado e ordenado um élder por Oliver Cowdery.
Em 1831, foi pedido a Oliver Cowdery que transportasse os manuscritos das revelações de Joseph Smith para o Missouri, para ser impressa. Foi-lhe pedido também que ficasse e ajudasse William W. Phelps a imprimir o livro. Outra revelação recebida naquele dia chamou seis irmãos como “mordomos responsáveis pelas revelações e mandamentos” (D&C 70:3) Esse grupo ficou posteriormente conhecido como a “Firma literária”. Em 1835, Oliver Cowdery ajudou Joseph Smith a fazer as correções finais do que agora é conhecido por Doutrina e Convênios.
Um dos acontecimentos mais importantes na restauração da igreja do Salvador foi a organização do Quorum dos Doze Apóstolos. Joseph Smith e Oliver Cowdery receberam a autoridade do apostolado (D&C 20:2-3), provavelmente já em 1929. Durante aquele mesmo ano, uma revelação instruiu Oliver Cowdery e David Whitmer a procurar doze homens que seriam “chamados para ir a todo o mundo, pregar meu evangelho a toda criatura” (D&C 18:28).
Em 1836, Oliver Cowdery estava com Joseph Smith quando testemunharam uma visão no Templo de Kirtland. Nesta visão (ver D&C 110), ele viu Jesus Cristo e outros mensageiros enviados por Deus, como Moisés e Elias.Dois anos depois, em 1838, houve um desentendimento entre Joseph Smith e Oliver Cowdery com relação à forma de liderar de Joseph Smith. Oliver Cowdery sentiu que deveria ter mais poder e independência na Igreja. Oliver Cowdery foi excomungado.
Após sua excomunhão, Oliver Cowdery mudou-se de volta para Ohio e exerceu a profissão de advogado. Ele se tornou um líder proeminente na área e era conhecido como um advogado hábil, brilhante, mas apesar disso, modesto e reservado. Em 1847, ele se mudou para Wisconsin e continuou a praticar a advocacia. Cartas para a sua família mostravam que ele ainda acreditava na Igreja e que estava se sentindo ferido por ter sido rejeitado. Em 1848, Oliver Cowdery voltou para a Igreja e se uniu aos Santos no Condado de Bluffs, Iowa, com sua esposa e filha. Durante os dez anos que ele esteve fora da Igreja ele não negou sequer uma vez o Livro de Mórmon ou as visões que teve.
Quando ele voltou para a Igreja, expressou somente o desejo de ser rebatizado e associado novamente à Igreja, mas recusou qualquer posição na Igreja. A falta de fundos e o inverno forçaram a família a ficar no Missouri em 1849. Infelizmente Oliver Cowdery estava sofrendo de uma doença respiratória e morreu em 03 de março de 1850, antes que lhe fosse possível mudar para Utah com o restante dos membros da Igreja. Sua última carta declara que ele aceitou um chamado para pedir ajuda para a igreja em Washington, apesar de ele não ter podido cumprir esse chamado. Sua esposa registrou o seguinte a seu respeito:
“Desde a hora da grande visão do Santo Mensageiro revelou aos olhos mortais as profecias ocultas que Deus havia prometido... até o momento em que ele faleceu, ele sempre afirmou a divindade e a veracidade do Livro de Mórmon, sempre sem nenhuma dúvida ou sombra de dúvida” (Richard Lloyd Anderson, Investigando as Testemunhas do Livro de Mórmon, p. 63)
Em uma das revelações dadas a Oliver Cowdery o Senhor admoestou-o a ser fiel, dizendo:
“Eis que tu és Oliver e falei contigo por causa de teus desejos; portanto entesoura estas palavras no coração. Sê fiel e diligente na observância dos mandamentos de Deus e envolver-te-ei nos braços do meu amor. (...) Executai com seriedade a obra que vos ordenei. Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais” (D&C 6:20, 35-36).
Os trechos abaixo de Escrituras Sagradas (Joseph Smith – História e Doutrina e Convênios) fazem referência a Oliver Cowdery no período em que ele serviu com o Profeta Joseph Smith:
1. Joseph Smith –História 1: 66, 70, 72-73
66 No dia 5 de abril de 1829, Oliver Cowdery, que eu jamais vira até aquele dia, veio a minha casa. Disse-me que, sendo professor da escola localizada nas proximidades da casa de meu pai e sendo meu pai um dos que tinham filhos na escola, hospedara-se por algum tempo em sua casa; e que enquanto lá estivera, a família relatara-lhe as circunstâncias em que eu recebera as placas e que, por isso, viera obter informações.
• • •
70 Disse que esse Sacerdócio Aarônico não tinha o poder de imposição de mãos para o dom do Espírito Santo, mas que isso nos seria conferido mais tarde; e mandou que nos batizássemos, dando instruções para que eu batizasse Oliver Cowdery e depois ele me batizasse.
• • •
72 O mensageiro que nos visitou nessa ocasião e conferiu-nos esse sacerdócio disse que seu nome era João, o mesmo que é chamado João Batista no Novo Testamento; e que agia sob a direção de Pedro, Tiago e João, que possuíam as chaves do Sacerdócio de Melquisedeque, sacerdócio esse que, declarou ele, nos seria conferido no devido tempo; e que eu seria o primeiro élder da Igreja e ele (Oliver Cowdery), o segundo. No dia quinze de maio de 1829 fomos ordenados pela mão desse mensageiro e batizados.
73 Assim que saímos da água, após termos sido batizados, recebemos grandes e gloriosas bênçãos de nosso Pai Celestial. Apenas terminei de batizar Oliver Cowdery, o Espírito Santo desceu sobre ele e ele, pondo-se de pé, profetizou muitas coisas que logo deveriam acontecer. E tão logo fui batizado por ele, também recebi o espírito de profecia e profetizei sobre a edificação desta Igreja e muitas outras coisas ligadas à Igreja e a esta geração dos filhos dos homens. Estávamos cheios do Espírito Santo e regozijamo-nos no Deus de nossa salvação.
2. D&C 18: 1, 9, 37
1 AGORA, eis que por causa daquilo que tu, meu servo Oliver Cowdery, desejaste saber de mim, digo-te estas palavras:
• • •
9 E agora, Oliver Cowdery, dirijo-me a ti e também a David Whitmer, por meio de mandamento; pois eis que ordeno a todos os homens de todos os lugares que se arrependam; e falo a vós como falei a Paulo, meu apóstolo, porque sois chamados pelo mesmo chamado que ele.
• • •
37 E agora, eis que eu dou a ti, Oliver Cowdery, e também a ti, David Whitmer, o encargo de procurar os Doze, que terão os desejos que mencionei;
3. D&C 69: 1-2, 4
1 ESCUTAI-ME, diz o Senhor vosso Deus, para o bem de meu servo Oliver Cowdery. Não é prudente que lhe sejam confiados os mandamentos e o dinheiro que ele levará para a terra de Sião, a não ser que vá com ele alguém que seja verdadeiro e fiel.
2 Portanto eu, o Senhor, desejo que meu servo John Whitmer vá com meu servo Oliver Cowdery;
• • •
4 E também que receba conselhos e auxílio de meu servo Oliver Cowdery e outros.
4. D&C 104: 28-29, 34
28 E que meu servo Oliver Cowdery receba o terreno vizinho à casa designada para ser a tipografia, que é o lote número um; e também o terreno em que reside seu pai.
29 E que meus servos Frederick G. Williams e Oliver Cowdery recebam a tipografia e todas as coisas pertencentes a ela.
• • •
34 E também que meu servo John Johnson receba a casa em que reside e a herança—tudo, exceto a terra reservada para a construção de minhas casas, que pertence a essa herança, e os terrenos designados para meu servo Oliver Cowdery.
5. D&C 60: 6, 17
6 E que, de lá, meus servos Sidney Rigdon, Joseph Smith Júnior e Oliver Cowdery viajem para Cincinnati;
• • •
17 E pela boca de meu servo Joseph Smith Júnior saber-se-á a respeito de Sidney Rigdon e Oliver Cowdery. Quanto ao restante, mais tarde. Assim seja. Amém.
6. D&C 61: 23, 30
23 E agora, concernente a meus servos Sidney Rigdon, Joseph Smith Júnior e Oliver Cowdery: Que não venham mais sobre as águas, a não ser que seja pelo canal, quando viajarem para suas casas; ou, em outras palavras, não deverão viajar sobre as águas, a não ser pelo canal.
• • •
30 E também em verdade vos digo: Meus servos Sidney Rigdon, Joseph Smith Júnior e Oliver Cowdery não deverão abrir a boca nas congregações dos iníquos, até que cheguem a Cincinnati;
7. D&C 102: 3, 34
3 Joseph Smith Júnior, Sidney Rigdon e Frederick G. Williams foram aceitos como presidentes pelo voto do conselho; e Joseph Smith Sênior, John Smith, Joseph Coe, John Johnson, Martin Harris, John S. Carter, Jared Carter, Oliver Cowdery, Samuel H. Smith, Orson Hyde, Sylvester Smith e Luke Johnson, sumos sacerdotes, foram escolhidos pelo voto unânime do conselho para formar um conselho permanente na igreja.
• • •
34 Os doze conselheiros então lançaram a sorte ou votos para determinar quem deveria falar primeiro e o resultado foi o seguinte: 1, Oliver Cowdery; 2, Joseph Coe; 3, Samuel H. Smith; 4, Luke Johnson; 5, John S. Carter; 6, Sylvester Smith; 7, John Johnson; 8, Orson Hyde; 9, Jared Carter; 10, Joseph Smith Sênior; 11, John Smith; 12, Martin Harris. Depois da oração, encerrou-se a conferência.
8. D&C 8: 1
1 OLIVER Cowdery, em verdade em verdade eu te digo que, tão certamente quanto vive o Senhor, que é teu Deus e teu Redentor, tão certamente receberás conhecimento de todas as coisas que pedires com fé, com um coração honesto, crendo que receberás conhecimento concernente a gravações de velhos registros que são antigos, os quais contêm aquelas partes de minhas escrituras das quais se falou pela manifestação de meu Espírito.
9. D&C 20: 3
3 E a Oliver Cowdery, que foi também chamado por Deus como apóstolo de Jesus Cristo para ser o segundo élder desta igreja e ordenado sob sua mão;
10. D&C 21: 10
10 Portanto é-me conveniente que ele seja ordenado por ti, Oliver Cowdery, meu apóstolo;
11. D&C 25: 6
6 E quando ele viajar, irás com ele; e servir-lhe-ás de escrevente enquanto não houver quem o faça, para que eu possa enviar o meu servo Oliver Cowdery aonde eu desejar.
12. D&C 27: 8
8 E esse João enviei a vós, meus servos Joseph Smith Júnior e Oliver Cowdery, para ordenar-vos ao primeiro sacerdócio que recebestes, a fim de que fôsseis chamados e ordenados como foi Aarão;
13. D&C 32: 2
2 E o que lhe designei é que vá ao deserto, entre os lamanitas, com meus servos Oliver Cowdery e Peter Whitmer Júnior.
14. D&C 37: 3
3 E também um mandamento dou à igreja, que me convém que se reúnam no Ohio, em preparação para quando a eles regressar meu servo Oliver Cowdery.
15. D&C 47: 3
3 E também te digo que ele será encarregado de continuamente fazer o registro e escrever a história da igreja; pois Oliver Cowdery designei para outro ofício.
16. D&C 52: 41
41 E também que meus servos Joseph Smith Júnior, Sidney Rigdon e Edward Partridge levem consigo uma recomendação da igreja. E que também seja obtida uma para meu servo Oliver Cowdery.
17. D&C 55: 4
4 E também serás ordenado para assistir meu servo Oliver Cowdery na tarefa de imprimir e de selecionar e escrever livros para as escolas desta igreja, a fim de que as criancinhas também recebam instrução diante de mim, como me é agradável.
18. D&C 57: 13
13 E que meu servo Oliver Cowdery o assista, sim, como ordenei, em qualquer lugar que eu lhe designar, a fim de copiar, corrigir e selecionar, para que todas as coisas sejam feitas corretamente perante mim, como for confirmado pelo Espírito por intermédio dele.
19. D&C 58: 58
58 E que se convoque uma conferência; e que depois os meus servos Sidney Rigdon e Joseph Smith Júnior regressem; e também Oliver Cowdery com eles, para concluírem o restante da obra que lhes designei em sua própria terra; e o restante, como for determinado pelas conferências.
20. D&C 63: 46
46 E que agora visite depressa as igrejas com meu servo Oliver Cowdery, expondo-lhes estas coisas. Eis que esta é a minha vontade—obter dinheiro como orientei.
21. D&C 68: 32
32 Estas coisas não deveriam existir e precisam ser eliminadas de seu meio; portanto, que meu servo Oliver Cowdery leve estas palavras à terra de Sião.
22. D&C 70: 1
1 VEDE e escutai, ó habitantes de Sião, e todos vós, povo de minha igreja, que estais longe, e ouvi a palavra do Senhor, que dou a meu servo Joseph Smith Júnior; e também a meu servo Martin Harris e também a meu servo Oliver Cowdery e também a meu servo John Whitmer e também a meu servo Sidney Rigdon e também a meu servo William W. Phelps, como mandamento.
23. D&C 82: 11
11 Portanto em verdade vos digo que é preciso que meus servos Edward Patridge e Newel K. Whitney, A. Sidney Gilbert e Sidney Rigdon e meu servo Joseph Smith e John Whitmer e Oliver Cowdery e W. W. Phelps e Martin Harris se unam, em vossas diversas mordomias, por um vínculo e convênio que não se desfaça por transgressão sem que isso cause julgamento imediato—
24. D&C 124: 95
95 Para que também proceda de acordo com meu servo Joseph e que receba conselho de meu servo Joseph, o qual lhe mostrará as chaves pelas quais poderá pedir e receber e ser coroado com a mesma bênção e glória e honra e sacerdócio e dons do sacerdócio, que antes foram colocados sobre a cabeça daquele que era meu servo, Oliver Cowdery;
Fonte: História da Igreja na Plenitude dos Tempos.
Autor: Augusto Luiz de Almeida


Artigos Relacionados


Os Construtores De Templos

Diga Aos Mórmons Que Eu Os Amo

Oliver Sacks- Ouvindo Vozes

Leitura Recomendada: Como Serão As Coisas No Futuro

Oliver Twist - A Vida Nas ''workhouses''

Profetas? Profetas!

Diga Aos Mórmons Que Eu Os Amo - Entrevista Com A Autora