Andima prepara indicador de fundos multimercados



Valor Econômico
8 de agosto de 2006

Deve ser lançado ainda neste trimestre um novo índice de fundos hedge do mercado, que esta sendo estruturado pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima). O Índice de Hedge Funds, batizado de IHF-Andima, vem sendo desenhado pela entidade desde o fim do ano passado e agora já entra na fase de implantação, para que possa ser apresentado e divulgado ao mercado. Segundo o coordenador da comissão de gestão da Andima, Regis Abreu, a idéia e criar um referencial que possa ser usado pelos ges­tores de fundos multimercados.

"Quando criamos a comissão de gestão na Andima, percebemos que vários gestores acabavam desenvolvendo uma espécie de parâmetro próprio para usar como re­ferenda", explica Abreu. "Mas notamos que havia a demanda por um índice que tivesse um peso institucional e que refletisse melhor o conjunto da indústria", diz.

De acordo com Abreu, a equipe procurou estabelecer parâmetros para conseguir chegar a uma mostra representativa do segmento. “Chegamos a uma mostra de cerca de 80 fundos que englobam os quatro estilos de gestão que existem hoje entre os multi­mercados'', diz Abreu. "Há os fun­dos do tipo macro, os long/short, os de trading e os de arbitragem.

Durante os primeiros meses, a comissão de gestão procurou fazer debates com os gestores e outros especialistas em fundos juntamente com a área técnica da Andima para chegar ao desenho que foi apresentado e aprovado pela própria comissão e depois pela diretoria da Andima.

Por conta do crescimento dos multimercados no setor de fun­dos dos últimos anos, algumas instituições acabaram criando alguns referenciais, na tentativa de construir um parâmetro de comparação mais eficiente. Hoje, há no mercado alguns índices disponíveis como os da Arsenal, que se subdividem em categorias de acordo com o estilo de gestão. Já o Pactual criou o Índice de Fundos Multimercados (IFMM), que busca englobar uma parcela representativa do segmento (cerca de 75% do volume total), descontados os fundos de cotas. A RiskOffice* também tem o Índice de Fundos Mul­timercados (IFM), cuja carteira hoje possui 18 fundos em sua composição, de acordo com informações do site da instituição.

*A RiskOffice é dirigida também por Marcelo Rabbat, economista especializado em Consultoria de Risco de Crédito e de Mercado.
Autor: Assessoria de Imprensa Web


Artigos Relacionados


Riskoffice Cria índices De Long/short E De Multimercados Para Institucionais

Fundos Multimercados Rendem 80% Em Três Anos

“hedge Funds” Melhoram Rentabilidade Em Relação Ao Cdi

Multimercados Começam A Reagir

A Dura Vida Dos Fundos Hedge

Diferença De Ganhos Entre Multiercados Agressivos é Grande

Multimercado Sem Renda Variável Vira Alternativa á Renda Fixa