CRISE E CONSUMO DE AGUA - tema de monografia e tcc meio ambiente



Durante o último século a população mundial triplicou, enquanto o consumo de água sextuplicou.
Ainda que o tema da escassez de água, sua contaminação e sua distribuição desigual é um problema de todos, afeta mais à população pobre do mundo.
Desenvolvido pelo setor de produção de monografias ambientais - Monografia Alpha
Hoje, as crianças dos países desenvolvidos consomem entre 20 e mais 30 vezes quantidade de água que aquelas dos países mais pobres. Calcula-se que mais de um bilhão de pessoas não dispõe de água potável enquanto dois bilhões e meio não a têm nas quantidades e condições mínimas adequadas.
Quase todas elas vivem na América Latina, África e Ásia, ainda que também existem vastos setores de fontes nos países mais desenvolvidos a quem atinge esta carência.
Se a água é escassa, a produção de alimentos também o é e, de tal forma, isso não só afeta às atuais gerações senão que ameaça à sobrevivência das futuras.
A disponibilidade de água potável repercute diretamente na qualidade de vida da população, fundamentalmente por suas derivações nos problemas da higiene e a alimentação. Entre 10 e 20 crianças morrem no mundo a cada dia em consequência de doenças que poderiam evitar-se, derivadas da falta ou insuficiência da água potável.
A cada 15 segundos morre uma menina ou um menino por diarréia ocasionada pelo consumo de água infectada. Ao redor de 40 % da alimentação mundial depende da agricultura de irrigação, que consome mais de 66% da água que gasta a humanidade.
Como não existe alternativas para esta equação, qualquer incremento do gasto de água para fins que não sejam os da alimentação, repercute negativamente, de maneira direta, na qualidade da vida humana a escala global.
Um tema de monografia sobre o meio ambiente relacionado ao consumo de água é sucesso garantido
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a População, dentro de um quarto de século, uma de cada três pessoas na Terra carecerá de água ou terá uma quantidade insuficiente.
A Organização das Nações Unidas (ONU) advertiu que, de não se tomar as medidas apropriadas, 1,8 bilhão de pessoas viverão dentro de 20 anos em países ou regiões com escassez absoluta de água; mais de dois terços da população mundial carecerão de acesso suficiente à água.
E, à escassez de água, há que somar o problema de sua contaminação que, segundo algumas fontes especializadas, cobrará não menos de 76 milhões de vidas humanas nos próximos 15 anos.
A FAO advertiu a respeito dos efeitos contaminantes dos praguicidas e os fertilizantes utilizados na agricultura que danificam as reservas de água, tanto a de superfície, como a armazenada pela natureza no manto freático, isto é aquelas que se acumulam sob a terra, armazenadas nos poros que existem em sedimentos como a areia e o cascalho, e nas fissuras que se encontram em rochas.
O manto freático ou subterrâneo guarda 97 por cento de todas as reservas mundiais de água doce -excluindo a contida nos polos. Desta água subterrânea, dependem não menos de 1,5 bilhões de habitantes em todo mundo para seu abastecimento de água potável, pelo que resulta um recurso fundamental, tanto para a vida humana como para o desenvolvimento econômico.
Aproximadamente 80% da contaminação do meio marinho se origina por atividades humanas em terra, como a versão de águas residuais e refugos industriais não tratados adequadamente, e a construção de infra-estrutura costeira, além dos efeitos derivados das atividades agrícolas, o desenvolvimento industrial, a urbanização, o turismo e outras atividades humanas.
Mas nem todos os habitantes do planeta enfrentam tão triste presente nem, quiçá, tão cruel destino. Na cidade de Las Vegas, situada no meio do grande deserto de Nevada, nos Estados Unidos da América, fabricam-se cada mês cinco mil residências com piscinas e verdíssimos gramados generosamente regados com água transportada desde qualquer longínqua fonte.
O diretor geral da UNESCO, Kiochiro Matsuura, foi categórico a este respeito: "De todas as crises às quais enfrentam os seres humanos, a dos recursos hídricos é a que mais afeta a nossa sobrevivência e a do planeta. Nos próximos vinte anos o abastecimento de água diminuirá um terço no mundo".
A crise da água é parte essencial da crise ambiental, econômica e social a que nos conduz o modelo de desenvolvimento que se impôs à humanidade com a globalização neoliberal.
Caso necessite de auxílio para a condução de uma monografia relacionada ao meio ambiente, a Monografia Alpha é uma excelente opção
Ou ainda, caso deseje conhecer outro aspecto de nossa equipe, venha até a Monografia AC - Elaboração de monografias
Autor: Monografia AD


Artigos Relacionados


Dia Mundial Da água

Cinco Curiosidades Sobre A água No Mundo

Colapso Hídrico

Percepção Dos Moradores Sobre Potabilidade E Os Cuidados Com A água De Consumo Humano Procedente De Cisternas No Bairro Nova Esperança – Petrolândia (pe).

A Nossa Água

Transmissividade: O Movimento Da água Subterrânea

Há 400 Quilômetros Da Civilização