CAPD - IMPACTOS NO IDOSO



A lista de observações de comportamentos mencionada anteriormente nesta monografia assinala muitos dos problemas de linguagem, de fala e problemas acadêmicos que podem aparecer no paciente com CAPD. Não é infreqüente observar problemas na linguagem e a fala e problemas sociais de falta de entendimento e de perda de contato (muitos deles fundados na linguagem), em idosos com CAPD, já que as habilidades lingúísticas se desenvolvem mais eficientemente através da audição.
Este tema de abordagem de monografia e tcc foi sugerido por AD Monografia e monografias de pronta ajuda.
Se um paciente tem dificuldades em processar os sons acústicos breves e rapidamente mutantes da língua falada, é provável que tenha problemas para reconhecer os sons falados da linguagem. Se se encontram dificuldades para reconhecer o sistema de som da linguagem, então é provável que se encontrem outros problemas quando se peça ao paciente que junte os sons da fala com suas representações alfabéticas (habilidade básica para o desenvolvimento futuro da leitura e a escritura). Isto, por sua vez, pode conduzir a problemas de entendimento e a um baixo rendimento social e midiático, pela impossibilidade de entendimento dos sons do rádio e da televisão, isolando ainda mais o idoso.
Convém lembrar neste ponto que os idosos com CAPD nem sempre terão todos estes problemas. Existe uma grande variedade de problemas que podem aquejar aos pacientes com CAPD; não obstante, deve reconhecer-se que a presença de um CAPD arca o risco de desenvolver muitos destes problemas acadêmicos e de linguagem. Desta forma, práticas de artigo cientifico poderão ilustrar os modos de afecção.
ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR O CAPD
Existem várias maneiras de ajudar aos pacientes a superar o CAPD. Os procedimentos ou métodos exatos dependerão de vários fatores, entre eles a natureza do CAPD, a idade do paciente, a presença paralela de outras incapacidades ou problemas e a disponibilidade de recursos. Em geral, as estratégias pertencem a três categorias principais:
(a) realçar a percepção auditiva da pessoa,
(b) realçar a linguagem e os recursos cognitivos,
(c) melhorar a qualidade do sinal auditivo.
A seguir apresentamos alguns dos procedimentos que podem ser usados para um paciente idoso com CAPD. Uma informação detalhada iria além do alcance deste artigo, mas a mesma pode encontrar-se nas referências ao final do trabalho monográfico.
Muitos dos pacientes com CAPD se beneficiariam do treinamento auditivo e de saber como se produzem os sons. A intervenção também pode incluir a identificação (e treinamento do uso) de estratégias que possam ser usadas para superar dificuldades acadêmicas, de fala e linguagem e auditivas específicas.
Variadas são as ações às ququais se pode recorrer para melhorar a qualidade do sinal que chega ao paciente. Pode-se facilitar-lhes dispositivos de ajuda auditiva que deveriam servir para ampliar a voz e sons precisos do ambiente e reduzir a interferência de outros ruídos e sons. Podem-se realizar modificações acústicas no ambiente do idoso (p.ex., tapetes, paredes acústicas para o céu raso, tratamentos nas janelas) que ajudariam a minimizar os efeitos negativos do ruído, sobre a capacidade do paciente para processar a fala.
Finalmente, os familiares e os demais indivíduos que convivem com o idoso podem ajudar ao paciente a superar seu déficit auditivo tratando de falar claramente, reformulando a informação, deixando-lhe uma pronúncia preferencial, usando ajuda visual para complementar a informação e assim sucessivamente. O fato de convívio deve estar desenhado para satisfazer as necessidades do paciente.
Os parentes e amigos, especialistas geriatras e outros profissionais, segundo corresponda, deveriam participar na elaboração e implementação do programa de melhoria da qualidade de vida do paciente.
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Autor: Monografia Alpha


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