ENSINO SUPERIOR E MERCADO



Todos os estudantes percebem, antes ou depois, a deterioração da instituição universitária,
mas constatam rapidamente a presença em seus espaços de atores alheios, tais como os bancos, as multinacionais, as empresas informáticas ou os grandes meios de comunicação, cujas faixas e cores enfeitam os salões e corredores dos edifícios como o fizessem antanho as efígies de reis e mecenas.
Através da equipe da Monografia AC - Apoio didático em monografias
São índice da profunda mudança que está sofrendo o ensino superior: de escolas de elite a centros de massas, e destes, a universidades- empresa dispensadoras de serviços cognitivos.
Os relatórios do Banco Mundial começaram a insistir já há alguns anos na necessidade desta transformação global. O relatório elaborado por D. Johnstone e W. Experton, The Financing and Management of Higher Education, é de 1998. Nele, recomendavam duas medidas principais que em nada se afastam das recomendações a outros tipos de empresa: flexibilização e redução de custos.
Agora, no âmbito educativo flexibilizar significa tratar o conjunto dos recursos, isto é os edifícios, as bibliotecas, os laboratórios ou os professores como ativos que devem ser inseridos o mais produtivamente possível e que devem ser combinados de modo ‘flexível’ e variável, reordenando os títulos e ensinos segundo módulos aleatórios a gosto do consumidor.
Acabaram-se as carreiras standard caracterizadas por conjuntos de conhecimentos pré-definidos e comuns; ao contrário, trata-se de inventar percorridos docentes variados, imaginativos, que combinem cursos e ensinos de diverso tipo e que sejam adaptáveis em função das necessidades, ou seja, da matrícula.
A outra recomendação, redução de custos, não entranha também segredos: trata-se de carregar os custos sobre os usuários e suas famílias, e de recortar os gastos de pessoal promovendo vagas de professores com escassa estabilidade (contratos anuais ou bianuais, unidos a um projeto…) em detrimento da velha figura do professor-servidor público fixo de planilha.
Academia de professores em monografias prontas de educação - Monografia AD
Esses novos professores são a espinha dorsal da reforma, já que carecem das seguranças e vícios dos antigos, e conformam uma camada de pessoal extremamente jovem, móvel e motivável. Em resumo, tratava-se, já no final dos anos 90 de aplicar à Universidade as receitas do novo management que iam transformar esse âmbito social numa autêntica área de negócios.
Autor: Monografia Alpha


Artigos Relacionados


(re)pensar A Educação Brasileira: Uma Boa Mercadoria?

Nivel De Servico - Retorno De Estoques

Como Fazer Uma Monografia

Abordagem Em Monografia E Tcc - Planos De Saude Odontologicos

Custos Associados à Gestão De Frotas

Funcoes Dos Inventarios

Sistema De Custos Standard.