O Governo E Suas Obrigações



Muitas pessoas, principalmente as mais humildes, pensam que o governo lhes dá alguma coisa. Ledo engano. Governo algum dá nada a ninguém. Para que fique mais claro, vamos começar definindo governo. Governo é um grupo de pessoas que nos, a população, escolhemos para fazerem para nos, coisas que não gostamos de fazer. Às vezes não é nem gostar. Não fazemos porque damos prioridades a outro tipo de afazeres. Exemplificando: Quando moramos num condomínio, nos, os moradores, escolhemos, numa reunião, uma pessoa para tomar conta do prédio e fazer as coisas que não queremos ou não podemos fazer porque achamos que temos coisas mais importantes com as quais devemos nos ocupar.

Pois bem, essa pessoa, que foi escolhida em assembléia, vai tomar conta dos funcionários, contratar, demitir, fazer pagamentos, ver a luz do prédio, a água ,o lixo, vagas na garagem, etc. Ela faz isto para quando chegarmos em casa encontramos tudo pronto, no prédio, corredores limpos, vaga reservada, luzes acesas ou apagadas, dependendo da hora, etc. Essa pessoa é chamada de síndica (se for mulher ou síndico caso contrario). Para executar estas tarefas, esta pessoa recebe um pequeno salário, ou não, dependendo do que for decidido em assembléia e a pessoa escolhida aceitar. Normalmente, o síndico tem a assessorá-lo, um conselho fiscal que não só o assessora como também fiscaliza as suas contas. Para que tenhamos direito a essa mordomia, digamos assim, nos pagamos uma quantia chamada taxa de condomínio que é estipulada por todos os moradores em assembléia. Até aqui tudo bem? Pois agora vamos passar para a cidade.

Para vivermos numa cidade limpa, com hospitais bons, escolas boas para os nossos filhos, segurança e outras coisas mais, precisamos escolher o síndico da cidade e seus assessores, que por sua vez escolhem seus auxiliares. Esse conjunto de pessoas agora comporá o que nos chamaremos de governo da nossa cidade. O síndico agora será chamado prefeito e o conselho fiscal, serão os vereadores, responsáveis pelas leis do novo condomínio e pela fiscalização do trabalho do síndico. O síndico (prefeito) escolherá um grupo de pessoas que serão os seus secretários. Ai estará formada a administração do nosso condomínio maior, ou seja o governo do nosso município. Lembram-se da taxa de condomínio que nos pagávamos lá no prédio?

Pois bem agora essa taxa será chamada de imposto. É do imposto (agora bem mais complicado) imposto para o município, para o estado e para a União, que nos devemos ter os benefícios anteriormente citados e que nem sempre temos. Então espero que tenha ficado bem claro que o que os governos fazem saem do nosso bolso e retornam depois nem sempre proporcionalmente áquilo que saiu. Finalizando: Os governos são constituídos para garantirem aos cidadaos os meios para que estes obtenham a felicidade, direito de todo cidadao.

Felicidade só se conquista quando se tem: educação, saúde, segurança, transportes, liberdade e uma série de outras coisas que fazem partes dos direitos naturais da pessoa. P.S. O que foi falado em termos de municípios vale para o estado e para a União.

Autor: Antonio Gomes Lacerda


Artigos Relacionados


Elemento P.

Os Síndicos Das Ruas

Lágrimas Que Corroem Por Dentro.

Arbitragem No Direito Imobiliário

Ensaio Sobre A Inflação

Sem Uma Perspectiva

Garagem Coletiva Nos CondomÍnios EdilÍcios: Fonte InesgotÁvel De Conflitos