Exemplo a ser seguido



Já faz algum tempo que despertei em mim o interesse por assuntos relacionados a segurança pública. Tornei-me de certa forma um estudioso desta área, procurando cada vez mais me aperfeiçoar e compreender as diretrizes deste assunto tão complexo, que nos últimos anos abalou os alicerces da sociedade Brasileira, com diversas demonstrações do despreparo das policias do nosso país.
Com incessantes leituras por mim realizadas, através de fontes inteiramente respaldadas, pude perceber, na minha humilde opinião, que o tema segurança pública, possui diversas irregularidades e divergências em relação às polícias, e o modo de combate a criminalidade e as diversas áreas que a abrangem.
Nos últimos anos, muitas foram as demonstrações de fraqueza no combate a criminalidade. No que diz respeito à manutenção da ordem pública, ao transito, tráfico de entorpecentes, tráfico de armas de fogo e todo e qualquer tipo de crime, as nossas policias deixaram a desejar. Não conseguem transmitir segurança a população, que a cada dia se vê mais constrangida, confusa, abalada e insegura com as ações mal planejadas e totalmente inconsistentes das polícias.
É bem verdade, que na maioria dos estados da federação, o salário do policial é ridiculamente baixo, as condições de trabalho oferecidas pela corporação são precárias, falta treinamento. Há um eterno conflito entre as policias e suas competências, o corporativismo deixa muitas vezes a população em segundo plano, os interesses da instituição se sobressaem aos do povo. Uma série de fatores prejudicam a atuação dos responsáveis pela nossa segurança. Tudo isso é compreensível, o que não se tolera é a corrupção e o descaso de muitos agentes com o seu trabalho.
É preciso alterar completamente a estrutura atual da segurança pública no país, se não quisermos continuar sendo vítimas de psicopatas dentro de nossas próprias casas. O Brasil possui um sistema de segurança pública totalmente ultrapassado. Se nossos governantes não conseguem elaborar diretrizes e padrões para garantir a segurança da população, então é necessário aprendermos com o resto do mundo, mais precisamente com os países desenvolvidos, onde a segurança pública, não é dever do estado, e sim dos municípios. Não existem policias militares exercendo o patrulhamento ostensivo nas cidades, em contato direto com o cidadão, quem realiza este tipo de trabalho são as policias municipais, que não possuem ligação alguma com o exército. Policias militares são órgãos referentes somente as forças armadas.
Felizmente, no Brasil, a grande maioria das cidades já percebeu a necessidade de mudança, a implantação de guardas municipais vem crescendo nos últimos anos, e obtendo bons resultados no combate ao crime. O estado de São Paulo possuía na década de 90, um dos mais altos índices de homicídio do Brasil, com a implantação de guardas municipais, esse índice caiu vertiginosamente, o estado de São Paulo, hoje, possui uma das menores taxas de homicídio do país, sendo comparadas a índices de países desenvolvidos, quem revela é a ONU.
Os municípios não devem atuar na segurança pública somente implementando guardas municipais, existem diversas formas de diminuir a criminalidade, como por exemplo, providenciar uma iluminação adequada as ruas da cidade, construir centros de lazer para a população, manter a pavimentação das ruas em bom estado de conservação, exercer fiscalização em estabelecimentos comerciais como bares e lanchonetes, e acima de tudo um investimento poderoso e sólido em educação. Enfim, existem várias alternativas.
Para que todas essas mudanças sejam efetuadas, basta apenas a vontade de querer mudar.
Vamos torcer para que nossos governantes tenham essa vontade?
Não! Vamos simplesmente fazer nossa parte, respeitando as regras vigentes da sociedade. Embora algumas sejam absurdas e inconcebíveis, somos acima de tudo cidadãos, e vamos lutar para que essas regras sejam mudadas, e que um dia passem a ser só lembranças de um país de terceiro mundo.
Autor: Douglas Della Giustina Saiber


Artigos Relacionados


Segurança Pública No Município De Indiaroba

Reforma No Sistema De Segurança Pública No Brasil

AÇÕes Preventivas E Envolvimento Da Sociedade Civil

As Variáveis De Segurança E Defesa E Seus Impactos Na Violência E Criminalidade No País

A Ineficácia Do Estatuto Do Desarmamento No Combate Ao Uso De Arma De Fogo

A Ineficácia Do Estatuto Do Desarmamento No Combate Ao Uso De Arma De Fogo

A SeguranÇa PÚblica No Atual Estado DemocrÁtico De Direito