Análise de Vendas e Marketing para 2010



Milhares de líderes chegaram de volta ao trabalho e com a expectativa de um grande ano. Depois de um 2009 muito difícil, todos querem melhorar seus resultados em suas vendas e mais esforços de marketing para obter os negócios em alta.

Mas por onde começar? Você precisa de ajuda em suas estratégias de geração de valor em relação aos seus concorrentes, ou é o seu pessoal de vendas que você precisa se concentrar mais?
Você precisa de algumas idéias de marketing barato para se levantar e crescer, ou você está focando somente nas vendas este ano?

Depois de um ano extremamente difícil, 2010 aparece como um novo desafio para as vendas e especialistas em marketing, seja com core business ou com "marketing não usual", muitas empresas estão querendo saber como alinhar os seus esforços de vendas de avançar através do marketing.

Para ajudá-lo a criar sua estratégia, nós preparamos um guia para as melhores vendas e ferramentas de marketing nos últimos meses.
Rompendo as dificuldades constantes para conseguir algum diferencial para sua empresa, desenvolvendo uma estratégia de vendas de mídia social e abraçando o desafio de colaboração são apenas alguns dos desafios que as empresas terão de enfrentar. Com isto em mente, aqui estão as 12 grandes tendências de vendas à frente pare 2010:

As 12 tendências de vendas de 2010

1. A redução do ruído das informações: vinte anos atrás, a informação foi dobrando a cada cinco anos a informação cerca de cada 18 meses, agora é a cada nove minutos. Os líderes de negócios e profissionais de vendas estão relatando a sobrecarga de informações. Alguns estão absorvendo-as para utilizar de dentro para fora, enquanto outros estão distraídos tentando manter-se distante delas.
Selecionar o que é realmente importante e deixar algumas coisas para trás. A chave para 2010 será encontrar respeitáveis sites on-line, referências e publicações que fornecem acesso de qualidade à informação que é apoiada por provas de investigação e está livre de sensacionalismo. 2010 será de filtragem da informação através da sua visão central, a intenção e estratégia. Esteja preparado para questionar suposições. Isso irá ajudá-lo a tomar decisões sobre o que levar e o que deixar para trás. Lembre-se, muita informação e indecisão irá paralisá-lo.

2. Todo mundo vive vendendo algo: Todos na empresa precisam ser um vendedor para o negócio, a mensagem e a marca. É preciso que haja reconhecimento de que eles estão em uma das duas funções: Ativamente envolvendo vendas ou o apoio que deve dar ao setor comercial da empresa.
Pessoas esclarecidas de vendas e os líderes já reconhecem que o "produto" é apenas parte do processo de vendas e que a venda é na verdade um "troca-valor", sustentado por relações reais. Aquelas empresas que apóiam e treinam seus colaboradores, introspectando uma cultura de compromisso proativo com o cliente e práticas de venda transparente alinhada com sua estratégia, sem duvida irá ganhar uma vantagem competitiva significativa em 2010.

3. Adequação cultural: O que nós fará melhores? Qual será a diferença que nós vamos fazer? Qual será o valor das nossas criações? Qual é a nossa mensagem central? Por que será benéfico eu de trabalhar aqui? Qual valor eu tenho? Estas são as perguntas que vão bater em sua porta em 2010. Mais e mais gerentes de vendas e as pessoas estão fazendo escolhas baseadas em torno de valores e práticas de trabalho, ao invés de apenas papéis. Os funcionários deverão ter reconhecimento e visão clara de mercado e o que é fundamental para as empresas. Ser transparente, honesto e se engajar em conversas reais terá de ser um dos fatores principais em sua mente. Nas palavras de um líder têm que ter valor e elegibilidade. Os funcionários saberão que você realmente cumpre suas promessas e então saberão se você é fiel a e comprometido com eles ou não, se podem confiar em você ou não.

4. Venda Social: Indiscutivelmente os meios de comunicação social estão contribuindo para a democratização da informação e, trabalhando muito com essa informação, os clientes exigem coisas e produtos diferentes em 2010. Os clientes irão recorrer a comunidades online, blogs, fóruns e redes sociais para reunir informações e tomar decisões de compra.
Em 2010, as equipes de vendas terão de investir tempo, recursos e dinheiro para aprenderem a interagir nesses espaços sociais emergentes. Por quê? Porque os canais tradicionais para o cliente, tais como e-mail marketing, feiras e face-a-face serão menos eficazes. Em alguns casos, você não pode mesmo estar interagindo com o cliente diretamente, mas com a sua “rede de recomendação”. O verdadeiro desafio para vendas será identificar e se envolver com essas novas redes. A venda Social envolve diferentes competências, liderança e uma cultura que valoriza um modelo colaborativo de troca de conhecimentos livres.

5. Resistindo à tempestade: encontramos muitas pessoas afortunadas em vendas encontrando e fazendo vendas simples e fáceis, porém estes mais resistentes e os mercados de contratação deixaram muitos querendo e trabalhando em vendas. Os profissionais atuais são pessoas nunca haviam experimentado as empresa atuando sob condições tão competitivas. Temos que ter resiliência emocional e pormos à prova o apoio e curar as cicatrizes emocionais deixadas pela tempestade.
Apesar do nosso padrão de vida no mundo desenvolvido, a resiliência emocional está em baixa, com um aumento acentuado das pessoas não saberem lidar com a pressão que aumentou e a precipitação. Resiliência emocional não é fácil para todos, mas todos nós podemos aprender a enriquecer de forma saudável e livre de danos.
Colocar resiliência emocional no topo das atitudes em vendas para 2010 não beneficiará apenas os indivíduos, mas também irá significar que, por sua vez pode ajudar a empresa a alcançar o sucesso.

6. Através do espelho e cansado de ouvir do que você precisa para vender e ser bem sucedido? Não tem certeza se você está tendo um comportamento modelo? Quer ser você, mas também ser o melhor que pode ser? Inseguro porque você está com medo de fazer determinadas tarefas? Bem, você não está sozinho. Em 2010, as empresas iluminadas incidirão sobre a compreensão das pessoas, o que os motiva e impulsiona como as pessoas pensam e tomam decisões; como você deve trabalhar os pontos fortes das pessoas para atingir metas e cumprir resultados, como as pessoas podem se comunicar de forma mais eficaz, como as pessoas podem gerir comportamentos e atitudes.
Ganhando a introspecção em si e dos outros é muito mais do que apenas usar recursos e apoio adequados, a percepção pode ser uma experiência de mudança de vida para as pessoas e fortalece a empresa de sucesso.
7. Venda Sustentável: em 2010 para alcançar confiança, transparência, mérito e práticas éticas de vendas que desencorajar a ganância. O foco será em forjar relações comerciais legítimos que servem o ambiente, as pessoas, empresas e comunidades. Devemos atender as necessidades do presente, sem comprometer o futuro, precisamos nos engajar em Venda sustentável, que é um processo evolutivo no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão equilibradas com o futuro, bem como às necessidades do presente. 2010 será sobre a colocação de eco em vendas.

8. A nova concorrência: 2010 vai presenciar a colaboração se tornar o novo diferencial para o sucesso. Mercados ao redor do mundo estão clamando por colaboração como inovação e diferenciação, estas se tornam escassa em um mar de produtos comerciáveis e processos. Vendas de pessoas que se vêem como colaboradores, tanto internamente (com colegas, departamentos) e externo (clientes, concorrentes), vai prosperar mais do que nunca em 2010. Será solicitada colaboração para um esforço em equipe. As equipes de vendas onde todos são uns contra os outros para atingir s metas e status serão substituídos por uma abordagem de equipe principal. As empresas que querem trazer novos negócios, crescer e desenvolver novos clientes e preservar os existentes contará com as mãos unidas de muitos, ao invés de uma. As pessoas de sucesso de vendas de 2010 irão alavancar o poder da colaboração sobre a competição porque entende que nunca as relações de trabalho podem ser forçadas e manipuladas.

9. Uma comunidade de vendas: em 2010, você será acompanhado por uma comunidade. Recentemente, este movimento no sentido de criar uma comunidade de vendas foi evidenciado pela inauguração da Força de Vendas na Austrália na conferência de 2009. Líderes de Vendas de uma variada gama de indústrias se reuniram para aprenderem. Recomendamos a colocação da conferência OSF em sua agenda de 2010 e ficar atrás da profissão de vendas. Há também uma crescente onda querendo ver "vendas" no currículo das universidades australianas.

10. Banho quente fica frio: os dias de um treinamento ou palestrantes sensacionalistas motivacionais para levantar as vendas são numerosos. Apesar destas técnicas de "banho quente", fornecimento de conteúdo e valor de entretenimento, eles não fornecem resultados consistentes ao longo do tempo - como um banho quente, logo começa o frio. Em 2010, as empresas querem mais.
Procedente a investigação mostra que a aprendizagem contínua, um pouco a cada dia, é o caminho a percorrer. Esperto, inteligente, de pessoas bem-sucedidas de vendas precisa treinar como atletas. Isso não significa gastar muito dinheiro na sua formação, significa a criação de uma cultura de aprendizagem contínua, onde a prática, reflexão, auto-aprendizagem e treinamento ocorrem diariamente. As empresas líderes vão nesse link para um plano claramente comunicado e comprometida a capacidade de vendas e torná-lo uma parte consciente de tudo, a cada chamada de vendas, a cada encontro de coaching. Em 2010 será o ano do fitness vendas.

11. Venda precisa ser conduzida a partir do topo. Isso significará do CEO para baixo, com vendas na ordem de trabalhos do CEO, CFO, COO, e mesmo que nunca tenham contato com um cliente externo, precisam saber como vender e apoiar o esforço de vendas. Os gerentes de vendas serão a chave para o sucesso das vendas em 2010. As empresas que investirem na formação adequada, educar e apoiar os gestores de vendas irá ter alavancagens significativas em 2010. A sentença está de volta: gerente de vendas que treina, proporciona o melhor retorno, com a mais alta correlação positiva encontrada entre a formação e os resultados. Equipes de vendas de tempos em tempos novamente alcançarão maior desempenho e os resultados quando os gerentes de suas vendas foram freqüentemente e efetivamente formados e treinados.

12. Um dos desafios reais de 2010 será manter o impulso das vendas, enquanto a compreensão de como as mudanças atuam nos clientes, concorrentes, mercados, inovação, mídia, tecnologia e toda sorte de coisas que terão impacto sobre as empresas e pessoas. Em torno de tudo isso para encontrarmos os ingredientes certos para os nossos planos e estratégias terão que ser exigentes. Em 2010, pessoas sábias de vendas irão abraçar o "novo", mas não esquecer o básico. Isto será feito mais fácil por ter um plano de vendas claro no lugar como direção, as metas e atividades.
Com a mudança vem a oportunidade e desafios. Em 2010, o foco será na integração seletiva, baseada em clientes, comunidade, sociedade e ainda lembrando, também o básico.

Qual ou quais dessas tendências terão o maior impacto sobre as vendas em 2010? Está ai um grande desafio que você deve decifrar.
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


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