Multimercado sem renda variável vira alternativa á renda fixa
Renda Fixa
22 de outubro de 2007
Ao se depararem com a baixa rentabilidade dos fundos de renda fixa, muitos investidores têm optado por diversificar os investimentos. Mas quem ainda não quer correr os riscos do mercado acionário passou a buscar uma opção menos arriscada e um pouco mais rentável: os fundos Multimercados sem renda variável.
Nesses fundos, a carteira é composta por diferentes ativos como renda fixa e câmbio, menos aplicações em ações. Os depósitos nesses fundos na primeira quinzena de outubro superaram os saques em R$ 1.496 bilhão, segundo dados da Associação Nacional de Bancos de Investimento (Anbid). É a maior captação líquida da categoria no mês.
"Os investidores que têm uma carteira diversificada procuram escolher ativos que tenham mais segurança e, ao mesmo tempo, uma rentabilidade melhor", explica o analista de fundos da Magliano. André Filismino da Silva.
Em vez de buscar o menor risco em fundos de renda fixa, o investidor migra para o Multimercados sem renda variável, onde o rendimento pode ser maior. No ano, a rentabilidade média dos fundos Multimercados sem renda variável é de 14,09%, o maior porcentual de toda a categoria Multimercados. Já o rendimento dos fundos Renda Fixa está em 9,92%.
"Como o CDI vem caindo e as categorias mais atreladas a ele são renda fixa e fundos referenciados DI, o investidor acaba migrando para esse multimercado", comenta o sócio da RiskOffice* Consultoria Fernando Lovisotto.
Dólar
Como não contam com os ganhos das ações, uma opção dos gestores destes Multimercados para melhorar a rentabilidade é usar a queda do dólar a seu favor, explica o gerente de fundos de renda fixa da Caixa Econômica, Arnaldo Cunha. Com o dólar em queda, o gestor adota uma posição vendida nos contratos futuros de câmbio, onde a taxa é mais elevada. Com isso, quanto menor a cotação do dólar no mercado á vista, melhor será o ganho do fundo.
Os gestores também compõem a carteira com papéis de juros mais longos e títulos atrelados à inflação, que estão com rendimento superior ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), acrescenta Lovisotto. Mas ele alerta que esses multimercados sem renda variável são mais indicados para aplicações de curto prazo, entre seis meses e um ano. "Para prazos superiores, os multimercados com aplicações em ações são mais atrativos", diz Lovisotto.
*A RiskOffice é dirigida por Marcelo Rabbat, consultor de investimentos especializado em riscos de crédito e de mercado. Rabbat é também sócio da PR&A Consultoria.
Autor: Assessoria de Imprensa Web
Artigos Relacionados
Fundos Multimercados Rendem 80% Em Três Anos
Fundos Precisam De Mais...
Analista Recomenda Postura Mais Conservadora
Retornos De Multimercados Reage E Já Atrai Investidores
Fundações Começam Ano Com Perda
Rentabilidade Das Efpcs No Ano
Corrida Por Rentabilidade