CO2 VIRA MATÉRIA PRIMA DE TINTAS E RESINAS



Quando li o título da matéria original pensei estar sonhando. A notícia era boa demais para ser verdade. Li todos os dados e, acreditem, o CO2, tão temido por causa dos danos que causa ao Meio Ambiente, agora é matéria prima de vários produtos. A empresa Novomer, sediada em Waltham, Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveu processos industriais para utilização comercial de dióxido de carbono.

A empresa é pioneira na fabricação de plásticos verdes, com tecnologia revolucionária surgida na Universidade de Cornell. O CO2 é transformado em plásticos e polímeros de alta performance, com baixo custo, para uma ampla variedade de mercados industriais.

A Novomer anunciou o início de uma parceria para a produção de polióis de CO2 e de óxido de propileno. O passo seguinte é utilizar estes produtos em resinas, tintas, adesivos e artes gráficas. Os alvos potenciais incluem alimentos, bebidas, revestimentos e forros, aproveitamento automobilístico e revestimentos industriais. Como o CO2 representa cerca de 50% da constituição dos produtos da empresa, as vantagens são muitas. Emprego de 50% menos de material derivado de petróleo. Sequestro de dióxido de carbono retirado da atmosfera, com o conseqüente efeito benéfico ao Meio Ambiente. Ele é uma fonte renovável, altamente desejada e com estoques praticamente infinitos. Finalmente, ele substitui alguns polímeros usados em revestimento e que são nocivos.

Os parceiros da Novomer são gigantes industriais com operações em cinco continentes e faturamento de muitos bilhões dólares. Além disso, empregam milhares de pessoas que serão beneficiadas pelos novos investimentos verdes.

Pode parecer exagero, mas a tecnologia mostra-nos que a inteligência humana supera todos os limites. Afinal, vale aqui relembrar o que disse Charles H. Duell, oficial do Escritório de Patentes dos Estados Unidos, em 1.899, que emitiu uma das previsões mais erradas da história: "Tudo que podia, já foi inventado".

A cada dia aumenta mais a minha esperança e o meu otimismo na possibilidade do ser humano reverter o quadro do Aquecimento Global. Se todos tomarmos a responsabilidade por atitudes pessoais e apoio a atividades de grande alcance, poderemos muito mais! Esta matéria fala de tecnologias que prometem mudanças radicais. Podem ter certeza disto!

Álvaro Sad

Pata ter acesso a mais matérias sobre Boas Notícias de Meio Ambiente, visite o Blog Ideias Verdes no endereço http://ideias-verdes.blogspot.com
Autor: Álvaro Sad


Artigos Relacionados


Biodiesel De PÓ De CafÉ Usado

Alimentos Livres Da PressÃo Para ProduÇÃo De Energia

A EvoluÇÃo Das Boas NotÍcias Verdes

EstratÉgias Verdes Da ConvenÇÃo Democrata Americana

Alimentos SaudÁveis Do Mar Com O Uso De Reciclados

Notebook De Bambu E Os Novos Desafios

Primeira Turbina EÓlica Flutuante