EM NOME DA EDUCAÇÃO



Este texto está sendo escrito após uma árdua jornada de trabalho que termina muitas vezes noite adentro e poder varar a madrugada dependendo do número de provas a serem corrigidas ou das aulas que serão preparadas para o dia seguinte. Talvez esta mensagem não encontre guarida no meio político ou no judiciário, mas certamente uma boa parte da sociedade ficará horrorizada com o que se faz com a classe de professores com objetivo único de destruir a educação e deixar de dar a população o que ela realmente merece. A Secretaria da Educação do Estado do Ceará resolveu agredir e desrespeitar os professores publicando uma reportagem que coloca os educadores como irresponsáveis, faltosos e descompromissados com a educação. Some - se a isso pouca o nenhuma defesa dos educadores ou contestação da pesquisa que não levou em conta que os professores são mortais e podem eventualmente adoecer, ter problemas com falta de dinheiro para o transporte para dar suas aulas.ou simplesmente pela fadiga e pelo stress da profissão perder o horário. Não queremos justificar faltas ou desprezo ao emprego , mas não podemos aceitar que esta ação em prática pela Secretaria acabe passando para a Sociedade uma visão errônea do que é o professor da Escola Pública.

A grande questão que se coloca é que por que os dados frios de uma pesquisa meramente numérica são publicados desta forma e não se procura verificar a forma de gestão em vigor por parte do Governo do Estado que mesmo com caixa abarrotado de dinheiro insiste em não dar os direitos que os professores tem através da Lei Nacional do Piso Salarial Profissional? Vemos que há uma completa ação ideológica de descaracterizar o trabalho dos educadores para justificar a má gestão em prática por um grupo que está no Poder para massacrar e humilhar trabalhadores e justificar sua incompetência administrativa.

Não podemos entrar neste ritmo que é muito perigoso e que a atual Secretaria e seu governo que desprezam a Lei do Piso mas são extremamente ágeis para tentar desmoralizar professores que estão nas escolas sucateadas sem apoio pedagógico, sem papel para realização de atividades extra, com laboratórios de grande atraso nos programas e às vezes com banheiros sem a mínima condições higiênicas. A tal pesquisa não viu isso , pois os gestores da Educação Estadual estão cegos e surdos pelos efeitos do neoliberalismo hoje posto em prática por um governo sem o mínimo respeito com o seu povo nem consideração com os trabalhadores em educação.
Mais informações sobre a campanha sórdida da Secretaria de Educação do Estado do Ceará através do blog caosnaeducacao.blogspot.com
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


A Lei Do Piso É Uma Farsa ?

Professor X Educador

Novas AÇÕes Para Uma EducaÇÃo Para Todos

Por Que Tanta Greve

Fingimos Que Ensinamos?

EducaÇÂo: As MudanÇas NecessÁrias Para Que Ela AconteÇa.

A MÍdia E A QuestÃo Educacional