Iasmine Zaidan é uma das grandes revelações do projeto Nova Coletânea



Iasmine Zaidan é uma das grandes revelações do projeto Nova Coletânea. A autora ingressou no projeto quando esse ainda surgia. Ela fez parte da primeira antologia denominada “Semeando idéias... Colhendo poemas” em 2008 organizada por Edir Barbosa junto ao escritor Bruno Resende Ramos. Iasmine, através da OBRA “Encantadora Natureza”, exaltava a natureza e dava ênfase aos aspectos de preservação do meio ambiente. A jovem autora cursava nesse período o primeiro ano do segundo grau. Amante da boa leitura e preocupada em escrever cada vez melhor, sempre se dedicou intensamente a essas práticas (ler e escrever), visando a melhoria da sua capacidade criadora. Desde então, publica de modo regular pelo projeto .



Nesse exercício, ainda no final do ano de 2008, participou da seletiva de OBRAS com sua poesia “Intensa Noite”, sendo selecionada para o livro “Poemas e outros encantos”.


Em 2009, submeteu o poema “Enquanto a Luz se Vai Acesa” à antologia “Livre Pensar Literário” , um poema que prima pela beleza e criticidade, nele vem reivindicar um novo olhar para os que estão à margem da sociedade.

No final de2009, a escritora foi contemplada com a seleção de seu trabalho no 3º Concurso Viçosense de Literatura cujo título é “A Ceifa do Último Sonho”.


Foto: Autora posa com certificado do concurso

Na sua atitude como leitora e na sua participação constante junto a esses projetos de inclusão literária, identificou-se com nosso ideal e experimentou, por isso, o crescimento em suas aptidões para a escrita. Pelo prazer da leitura tornou-se eficiente na escritura. Seu potencial estudantil sempre destacado entre os colegas oportunizou grandes feitos como a participação em certames nacionais e regionais, sendo sempre estimulada por sua professora de Língua Portuguesa e as irmãs do Carmelo de Viçosa.

A autora é um grande exemplo dos benefícios que a leitura fornece. A produção escrita veio como consequência de um hábito cultivado no âmbito familiar e educacional que junto ao projeto acarretou mais desenvolvimento da estudante. Ela faz parte do público alvo das ações da Nova Coletânea, que é o jovem.

Ao iniciar o ano de 2010, noticiou aos organizadores da Nova Coletânea sua aprovação no concurso do vestibular da Universidade Federal de Viçosa, onde ingressa para cursar Agronomia. Orgulho para nós da organização, para os mestres educadores e seus familiares, Iasmine esbanja talento e sensibilidade. Ao leitor que chega a essas páginas, sugerimos que se atente para este nome.



http://www.editoraufv.com.br/?pg=show_conteudo&util=1&cat=1&item=88>
Autor: Bruno Resende Ramos


Artigos Relacionados


Cirene Ferreira Alves, Escritora Homenageada Pelo Projeto Nova Coletânea Em 2010

Cirene Ferreira Alves, Literatura Com Criticidade E Engajamento Social

O Meu Eu No Poema

Resumo:o Poema, Um Texto Marginalizado? De Ana Elvira Luciano Gebara

Resenha Crítica Do Livro Alfabetização E Letramento De Magda Soares

Osmar Bispo Poeta E Escritor Lança O Livro Caminhos A Poesia Urbana

Currículo E Sociedade