"AMOR SEM ESCALAS" RETRATA GERAÇÃO SEM OBJETIVOS DE VIDA



Benedicto Ismael C. Dutra

Um dos indicados ao Oscar 2010 como melhor filme,"Amor sem Escalas", do diretor Jason Reitman, retrata a crise do desemprego nos Estados Unidos. O ator George Clooney interpreta um terceirizado especial, cuja função exclusiva é demitir pessoas. Em tom de comédia, nos é dado ver o drama das pessoas sendo demitidas de modo frio e calculista. Enfim, como diriam as pessoas consideradas práticas: "são os ossos dos ofícios", que o personagem Ryan tritura muito bem.
Ele viaja muito de avião demonstrando grande habilidade para não perder tempo nos rigorosos check-ins nestes tempos de crise e terrorismo. Ele vive distanciado de qualquer vínculo familiar, mas ao seu lado sempre aparecem duas mulheres, Alex e Natalie.
Natalie quer agilizar o processo de demissões e "vai com tudo", até perceber a rudeza da vida. Então, Ryan dá todo o apoio para que ela não decaia em abatimento.
Impressionado com seu relacionamento com Alex, uma bela mulher que ele conheceu num aeroporto, ele resolve ir ao casamento da irmã mais nova e se depara com uma delicada situação de falta de propósitos de vida. Percebe que as pessoas não sabem o que querem, têm medo de que a vida não passe de uma monótona rotina cujo epílogo é o funeral.
Mas ele também, que não é de ferro, acaba atingido pela dor da decepção. No cinema, os espectadores ficam esperando que Natalie pudesse dar um apoio a ele, um calor humano, e até algo mais íntimo, mesmo que após isso ele prosseguisse no seu modo de viver vazio e solitário. No entanto, o diretor não se preocupou em satisfazer as expectativas do público, que sempre espera um final feliz, o que é uma pena, pois muitas pessoas vão ao cinema para se distrair da aspereza da vida, querendo, no fundo, ser contagiadas pela esperança de um mundo melhor.
Enfim, o filme nos mostra que as pessoas estão se perdendo pela falta de propósitos, de objetivos na vida. O fato é que, para combater isso, além de obter a melhoradas condições materiais, as novas gerações precisam querer ardentemente alcançar a melhora geral, como seres humanos de valor que buscam a evolução integral, como meio de alcançarmos o único empreendimento pelo qual realmente vale a pena viver: o encontro da paz interior e da felicidade.



* Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, articulista colaborador de importantes jornais de São Paulo e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. Atualmente, é um dos coordenadores do www.library.com.br, site sem fins lucrativos, e autor dos livros Encontro com o Homem Sábio , Reencontro com o Homem Sábio, A Trajetória do Ser Humano na Terra e Nola – o manuscrito que abalou o mundo, editados pela Editora Nobel com o selo Marco Zero. E-mail: [email protected]
Autor: Vervi


Artigos Relacionados


Empreendimento Valioso

O Segredo De Darwin, Novo Livro De Benedicto Dutra, Une Realidade E Ficção No Debate Sobre O Sentido Da Vida

Aprender E Ensinar

A Imperiosa Necessidade De Colocar A IntuiÇÃo Em Movimento

Saindo Do Atoleiro

Chuva E Haiti

Choque De Vontades Nas OrganizaÇoes