A Anatomia De Uma Bicicleta



Uma bicicleta é apenas um veículo conduzido pelo homem por pedais. Ela tem duas rodas que são unidas a um metal ou em alguns casos a um plástico duro, sendo uma na frente e outra atrás.

História da bicicleta

A bicicleta foi introduzida inicialmente na Europa no século 19. Atualmente seus números excedem um bilhão de unidades em todo o mundo. Elas são usadas como meio principal de locomoção em algumas áreas do mundo, especialmente na Holanda e na China.

Elas também se tornaram uma forma popular de entretenimento e recreação. Outros campos das atividades humanas que foram adotadas são exercício para adultos, brinquedos infantis, aplicações militares e policiais, bicicletas esportivas e serviços de entrega. Assim com o passar do tempo, a humilde bicicleta assumiu várias funções.

A configuração básica e a forma de uma bicicleta comum foram alteradas muito pouco desde que o primeiro modelo conduzido por correntes foi desenvolvido em 1885. Entretanto, alguns detalhes foram melhorados com o constante uso do computador e melhoria na tecnologia do material.

O uso de tecnologias modernas tornou possíveis projetos especializados do produto para tipos e usos diferentes da bicicleta.

Partes e Construção Típicas de uma Bicicleta

Rodas - é a parte mais importante de qualquer veículo. As primeiras rodas usaram um aro de madeira com um eixo de aço, os raios feitos de madeira e um pneu de ferro que coubesse na parte externa.

As rodas usadas hoje têm um aro de metal, raios metálicos, uma borda de metal para prender os raios e um pneu de borracha pneumático na parte externa. Outra parte importante das rodas são os rolamentos que permitem a livre circulação do aro no eixo.

Quadro - a maioria das bicicletas usadas hoje tem o quadro em forma de diamante. Ele é composto de dois triângulos, o da parte dianteira e o da parte traseira. O triângulo dianteiro tem o tubo superior, o tubo principal. O tubo do assento e o tubo de baixo.

O tubo principal é a peça que contém o guidon (guidão) para permitir um rodar macio. O tubo superior conecta ao assento, e o tubo de baixo conecta com o tubo principal e com suporte principal da parte inferior. O triângulo traseiro tem o tubo do assento e as correntes.

Força Motriz - consiste dos pedais, que giram os braços que são unidos a uma roda dentada que conduz a corrente e faz a roda traseira girar.

Assento e direção - a direção é possível usando o guidon que gira a roda dianteira. Para assentar há a sela na parte superior do quadro. O assento pode ser projetado para maior conforto ou fazer a bicicleta mais macia e rápida.

Freios - os freios usados em bicicletas modernas são freios que usam almofadas para comprimir a roda dos dois lados. Também podem ser freios de disco. O frear nas bicicletas é manual pressionando as alavancas de freio instaladas em cada lado do guidon.

Suspensão - é o sistema incorporado para fazer mais macia a experiência da ciclagem.

Acessórios - as partes como os para-lamas para evitar sujeira de poças de lama, protetores de correntes para conservar a roupa limpa dos óleos, o descanso para manter a bicicleta ereta quando estacionada têm características permanentes de uma bicicleta. Outros acessórios como cestas dianteiras, de cremalheira traseira, de espaço para a lâmpada principal, de uma bomba, dos capacetes, do jogo de ferramentas etc. estão também disponíveis se for requisitado.

O uso e o desenvolvimento das bicicletas afetaram a humanidade de uma maneira maior do que parece. Afetou a história em reinos industriais e culturais. No início as bicicletas e a sua construção eram dependentes da tecnologia que existia; mais recentemente sua tecnologia por sua vez levou adiante idéias em áreas diferentes.

Este artigo também pode ser acessado a partir da seção de artigos da página http://www.polomercantil.com.br/bicicleta.php


Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


Bicicleta - Um Veículo Utilitário

A História Da Bicicleta

Bicicleta - Um Veículo Utilitário

Tratamento De Gás Natural Usando O Tubo Vortex

Os Eco-taxis (ou Taxi-cletas)

A Ampola De Crookes E Os Misteriosos Raios Catódicos

Di Franco