MALVINAS SOB NOVO CONFLITO



MALVINAS SOB NOVO CONFLITO




Após vinte e oito anos do término da guerra das Malvinas entre Reino Unido e Argentina, onde centenas de vidas foram ceifadas, o conflito de Soberania sobre esse arquipélago do Atlântico Sul, voltou a ser polêmica e motivo de conflito, entre Londres e Buenos Aires. O conflito em torno da ilhas Malvinas recomeçou, após uma decisão de Londres, de autorizar a exploração de petróleo ao largo de pequenos pedaços de terra. Mas a Argentina com a derrota que sofrera à vinte e oito anos, contra tacou em fevereiro desde ano de 2010, com um decreto de que, qualquer embarcação que quisesse atravessar as águas de sua Zona Econômica Exclusiva, deveriam obrigatoriamente pedir permissão a Bueno Aires.
Para que essa permissão fosse concedida, teria antes que passar por uma comissão interministerial, onde todas as mercadorias transportadas da Argentina para o arquipélago deveriam ser declaradas. Com essa medida administrativa complicaria a exploração petrolífera. Porém, Londres por sua vez reagiu, ressaltando que as regras em vigor nas águas Argentinas não afetariam as Territoriais das Malvinas. Com isso Buenos Aires lançou uma campanha diplomática para lembrar seus direitos e também pedir apoio. A atual presidente Cristina Kirchner obteve o apoio de uma cúpula que reuniu mas, de 32 (trinta e dois) países da América Latina e o Caribe. Estes votaram para que, não se iniciasse a exploração de petróleo. Segundo a Argentina, a Grã Bretanha viola as resoluções da ONU, que determina que as partes não devam tomar nenhuma decisão unilateral que possa agravar seu conflito.
O governo brasileiro por sua vez é acusado de interferir negativamente, por tomar parte defendendo uma posição contra a outra, com isso tirando a possibilidade de qualquer tipo de mediação.
Porém mesmo assim, começou uma campanha pela exploração que se deu início pela sociedade Britânica. Ela visa avaliar os recursos exploráveis, cuja produção só começaria daqui a muitos anos. Segundo pesquisas já realizadas as reservas de petróleo nas águas das Malvinas seriam de 60 bilhões de barris, além disso, há uma vantagem, que é o maior triunfo das Malvinas, que é a pouca profundidade das águas, que são bem inferiores as do Golfo do México do mar do norte ou de Angola. Esse é um dos motivos que levou o interesse pelas águas do arquipélago.
No entanto a Grã Bretanha mantém no local, praticamente um exército inteiro, com centenas de soldados, aviões, além da guarda costeira. Com certeza esse será só mais um capítulo de muitos outros que ainda virão sobre esse assunto polêmico, a final o motivo do conflito é um produto muito valioso aos olhos de todos.
Só nos resta esperar para ver quem será o vencedor dessa disputa e quem ficará realmente com o controle do arquipélago,também torcer para que, não se transforme em guerra mais uma vez.
Autor: Eliane Queiroz Freitas


Artigos Relacionados


Malvinas / Falklands: Uma Breve Análise Geopolítica

O Petróleo Ameaça A Paz Nas Ilhas Malvinas

Guerra Das Malvinas

1982: De Novo?

Malvinas Ou Falklands?

Conflito Nas Malvinas

Ilhas Falklands Novamente