O uso da Informática no meio Educacional



A cada dia que passa a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário. Hoje é possível encontrar um computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas.

Não se pode mais fugir dessa realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “ nova tecnologia” e assim construir uma aprendizagem inovadora que leva o individuo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional. (Nova Escola, 2007).

Do mesmo modo como a educação no Brasil, a informática na educação brasileira também recebeu influência da educação de outras culturas. Lévy(1993) foi na década de 80 que chegou ao nosso país o movimento que denominou-se de Filosofia e Linguagem LOGO. Por meio desse movimento foram divulgadas idéias que defendiam que o computador é um instrumento que catalisa conceitos complexos, permitindo assim que o aluno trabalhe estes conceitos de maneira simples e lúdica. A partir desse entendimento desenvolveu-se uma linguagem de programação para crianças.

O mesmo autor analisa ainda que entre os inúmeros movimentos que surgiram na informática educativa, um deles se destacava por defender o ensino do computador como instrumento, ou seja, focava-se no ensino e aprendizado da computação. Sob essa perspectiva, uma vez o contexto social necessitava de profissionais com conhecimentos de informática, era preciso que as instituições de ensino formal se preocupassem em ensinar esse instrumento (focando-se no equipamento e no uso dos softwares de mercado – processadores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, etc.).

Porém, o que nos acentua Lion(1995)é de que além de o computador ser utilizado para ensinar sobre computação, deveria também ser utilizado para ensinar praticamente qualquer assunto. No ensino de informática o computador é usado como objeto de estudo, em que o aluno o utiliza para adquirir conceitos teórico-práticos sobre informática, como princípios de funcionamento do computador, softwares disponíveis, noções de programação e implicações sociais do computador na sociedade.

Para Oliveira(1987)a inserção do computador na educação gerou e ainda tem gerado uma espécie de revolução nas teorias sobre a relação ensino-aprendizagem existentes anteriormente, sobretudo por dois motivos principais:
* Computadores podem ser utilizados para ensinar, funcionando como tutores eletrônicos. A diversidade de softwares educacionais produzidos e as várias modalidades de utilização do computador levam a concluir que se trata de uma tecnologia extremamente útil no processo de ensino-aprendizagem.
* A análise de softwares educacionais demonstra que eles podem ser utilizados como versões computadorizadas das metodologias de ensino presencial. Por meio da história do desenvolvimento de softwares educacionais percebe-se que os primeiros programas implementados eram versões computadorizadas daquilo que acontecia na sala de aula presencial, porém isso é um processo natural que ocorre com a inserção de qualquer nova tecnologia na sociedade.

Relembra ainda o mesmo autor que para efetivar o processo de incorporação do computador como mídia na educação são necessários basicamente quatro elementos fundamentais:

• O próprio computador,
• Os softwares educativos,
• O professor preparado para utilizar-se do computador como mídia educativa;
• O aluno motivado para uma nova forma de aprender.

O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziram em seu currículo o ensino da informática com o pretexto da modernidade. As dúvidas eram grandes em relação a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em principio contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Outra dúvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informática? Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.

Toffler(1980) nos lembra de que vivemos em mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores.
Autor: Giovana Katia Grendene


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