Halitose: Sinal e cura



Talvez você já tenha passado pela situação de mastigar um chiclete para desfarçar um odor desagradável oriundo da sua boca. Este problema é bastante comum, pois calcula-se que aproximadamente 40% da população sofre ou sofrerá de mau hálito em alguma época de sua vida.

Antes de esclarecermos o significado do termo halitose, cabe entender o que é o hálito?
Hálito é todo o ar expirado pelo sistema pulmonar, atingindo as cavidades oral, nasal e faringe.

Assim, formada pelo nome hálito e o sufixo -ose (que designa em latim doença, estado mórbido), é fácil deduzir que halitose, ou seja, mau hálito, é uma doença que é percebida a partir do ar expirado pela boca no qual contém odores desagradáveis.

Para elucidar a origem dos odores é importante investigar as suas causas. Estas poder ter causas diversas, quais sejam:

Origem respiratória (exemplos: sinusite e amidalite);
Digestiva (exemplo: erupção gástrica, tumores e úlcera duodenal);
Metabólica (exemplo: diabetes, alterações hormonais);
Emocional (estresse);
Higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental);
Inflamação na gengiva;
Ingestão de certos alimentos como, por exemplo, alho ou cebola;
Tabaco e produtos alcoólicos;
Boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono);
Doenças sistêmicas tais como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

Mas como se faz para saber se uma pessoa tem mau hálito?
Uma maneira é a partir de um auto-examine da seguinte forma: cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Outra maneira é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito.

É comum as pessoas apresentarem mau hálito ao acordar?
O odor sentido da boca logo ao acordar é chamando de mau hálito matinal. Muitas pessoas têm este problema quando acordam de manhã, como resultado de uma produção menor de saliva durante a noite, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca. Medidas tais como escovar bem os dentes e língua, e usar fio dental antes de dormir e ao se levantar sempre ajudam a eliminar o mau hálito matinal.

Quais são as medidas que se deve adotar para prevenir a halitose?
Primeiramente, evite alimentos que causam mau hálito e observe o seguinte:
- Escove bem os dentes sempre após as refeições e use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e as partículas de alimento que se acumulam todos os dias;
- Escovar a língua também ajuda a diminuir o mau hálito.

Caso possua alguma prótese removível (dentadura), remova-a antes de dormir, limpando-a bem antes de recolocá-la de manhã. Visite seu dentista periodicamente para fazer uma revisão e uma limpeza de seus dentes. Se o seu mau hálito persistir, mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.

E se o mau hálito for um problema constante para mim?
Neste caso, pode-se se tratar de uma halitose patológica. O tratamento se inicia com a correta identificação da causa (ou causas) que determina a produção dos gases causadores do mau hálito e na sua eliminação ou atenuação. Uma boa higiene bucal também é fundamental para o sucesso do tratamento, com escovação, uso do fio dental e limpeza da língua após as refeições e ao deitar, evitando o acúmulo de bactérias.

Pode-se fazer uso dos enxaguatórios bucais para a limpeza de áreas de difícil acesso, como as amídalas linguais. Porém, atente-se na escolha e no uso do enxaguatório, pois aqueles que contêm alta concentração de álcool podem agravar o quadro de boca seca e ardor, e aqueles contendo clorexidina pois podem manchar os dentes e provocar alterações do paladar quando usados indiscriminadamente.

Além dos enxaguatórios bucais, os lubrificantes orais e salivas artificiais podem ser úteis nos casos em que a pessoa apresentar produção deficiente de saliva. Uma forma simples de controlar o mau hálito é beber ao menos dois litros de água por dia e evitar o jejum prolongado. Por fim, ter mau hálito não é normal, portanto, em caso de suspeita procure um cirurgião-dentista.
Autor: LR Campos


Artigos Relacionados


Estimuladores De Gengiva E O Mau Hálito

Qual é A Maneira Certa De Escovar Os Dentes?

O Que é Boa Higiene Oral?

Saúde Bucal: O Paciente Pergunta, A Doutora Responde

O Que é Gengivite?

Cárie Dental

Cárie Dental