A Cobra Velha e Tola



O veneno é inerente às cobras, sei disso. E é soltando seu veneno que elas se defendem de uma ameaça, por exemplo. Cobras são perigosas, também sei. Porém quando elas vão ficando velhas, vão perdendo a peçonha, as presas, a pele. Ou seja, vão tornando-se inócuas, tolinhas. Cobras tolas costumam errar o bote, porque têm a visão ofuscada pelo longo tempo que se arrastam pela terra à caça de vítimas. As cobras velhas e tolas odeiam todos os outros animais que povoam a floresta, por isso elas vivem escondidas em tocas profundas, locas, lapas, covas, covis. São cobras invejosas porque, sem o viço e o poder de outrora, são fadadas a ziguezaguear trôpegas, sem a astúcia peculiar das serpentes.
Uma cobra velha e tola consegue, às vezes, provocar o medo, mas pura e simplesmente pelo que ela foi – como animal peçonhento – do que pelo que atualmente representa – como uma jararaca idosa. Algumas dessas víboras anciãs resistem ao tempo e conseguem permanecer vivas por longos anos, contrariando todas as melhores previsões de sobrevivência. Essas cobras, esquecidas por Deus, põem-se então a disparar discórdia e ódio entre os animais, tentando, desta forma, subjugar e manter seu status quo de fera. Mas são tolas, essas áspides decrépitas: esquecem (será um prenúncio de Alzheimer?) que não têm mais poder de fogo, que seus obus e canhões já há muito não disparam sequer uma bala.
Tais cobras, por serem velhas e tolas, ficam verborrágicas para, assim, tentarem assustar, botar medo. Soltam o verbo, dizem cobras e lagartos (com o perdão pelo trocadilho). As víboras depauperadas espalham sentimentos ruins, pelo fato de viverem sem luz, depressivas, tristes, vazias, sozinhas, angustiadas, afastadas, ensimesmadas. E, como soe acontecer, elas acabam por morrer só, de forma geralmente trágica, afogadas no próprio veneno, sem força para pedir socorro e sem alguém que a resgate da dose de peçonha final, reservada para esse momento final, sem brilho, sem pompa, sem réquiem, sem nada.
Cobras velhas e tolas morrem sós, porque cavaram sua própria sepultura através dos anos. Não merecem mais que isso: um adeus breve, sem choro, sem lágrimas sentidas, um fim triste. Essas cobras velhas e tolíssimas estão fadadas ao trágico, já que foi exatamente dessa maneira que conduziram seu existir. É muito natural que cobras velhas e tolas morram com a própria peçonha.
Autor: ANTONIO CASTANHA FILHO


Artigos Relacionados


Significado Sonhar Com Burro

Cascavel Uma Cobra Que Você Deve Evitar Até Nos Seus Sonhos

Saiba O Significado De Alguns Sonhos Bem Esquisitos

Da Tragédia à Comédia: Do Comunismo Ao Céumunismo

Você Já Sonhou Com Cobras?

Sonhei Com Cobras, Qual O Significado?

Significado Dos Sonhos Com Animais