Esporte é Educação



O esporte para muitos é mais que uma filosofia de vida, muito mais que o prazer de vencer, muito mais que participar e fazer amigos, o esporte é mais uma forma de ganhar dinheiro.O esporte envolve comprometimento, esforço físico e garra, mas o maior ganho nele é a saúde. O marketing esportivo é fundamental no crescimento de empresas, é primordial fazer uma análise para que se tomem decisões corretas e precisas, antecipar tendências de mercado e inovar nos métodos de atingir os clientes em geral, é aliar ferramentas básicas do marketing como objetivos concretos das organizações.

Conectado no mundo esportivo, empresas se destacam aliando produtos aos esportes, relacionando produtos à saúde, mexendo com a própria paixão do ser humano, e com isso vendendo cada vez mais, fortalecendo suas marcas e seus produtos. A força do marketing esportivo está na criatividade e liderança de seus gestores, criando parcerias onde empresas conseguem aumentar sua visibilidade no seu ambiente de atuação.

Empresas já perceberam que o marketing esportivo é cada vez mais usado, trata-se de fazer um elo de seus produtos ou serviços ao esporte a ser trabalhado. Um exemplo diferenciado é a franquia de escolas de línguas CNA.
Mas porque uma escola de línguas faz marketing esportivo? O CNA não vende produtos, vende conhecimento, vende o serviço de educação. Por ser uma franqueadora e estar presente em todo o Brasil e também na Região do ABC, o CNA marca presença em eventos esportivos como o Stock Car e a Copa Clio. É patrocinador do time de futebol profissional da Ponte Preta e está presente nos jogos de futebol dos campeonatos paulista, carioca e o brasileirão.

Está também presente em outras equipes de futebol pelo país como o Figueirense no Sul e o Vitória na Bahia. Patrocina também o octacampeão mundial e bicampeão olímpico Robert Scheidt, além de patrocinar o time de Tênis de Minas que leva o seu nome CNA/Minas Tênis Clube. Mas se esporte está completamente ligado à saúde, porque será que o CNA escolheu o marketing esportivo para fazer branding de sua marca? Simplesmente porque o esporte é saúde, o esporte é educação, o esporte forma seres humanos, ensinando-os a ganhar e a perder.

E o marketing esportivo é feito para aliar pessoas que praticam esportes a consumir produtos de seus ídolos, seja ele quem for. Um ídolo é formador de opinião, todos querem ser iguais a eles, usar as mesmas marcas que eles usam, enfim, seguir os passos deles e principalmente se ele faz propaganda de algum produto. Em contra partida, fazer marketing de um produto em si é muito mais fácil que fazer branding de uma marca. Branding é muito mais complexo, é conseguir passar aos consumidores, o valor que a marca tem por trás das simples letras do seu nome, é passar a responsabilidade, o comprometimento, a ética e a qualidade dos produtos ou serviços.

E o CNA surpreende ao fazer o Branding de sua marca, conquistando consumidores através do esporte, associando o esporte à educação.
Autor: Danilo Lali


Artigos Relacionados


Baseado Na Publicação: Marketing: De Onde Vem O Dinheiro? - Negócios Do Esporte.

Marketing No Futebol

Copa Do Mundo - Um Mundo De Oportunidades

Planejando A Mudança No Esporte

Marketing Esportivo E A Valorização Das Marcas

A Camisa Polo E O Esporte

Automobilismo - Investimento E Visibilidade