Copa do Mundo - Um mundo de oportunidades
Com a garantia de realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 e os investimentos que o país receberá, haverá milhares de empregos criados. Mas e o marketing? E as oportunidades? Não é dessas oportunidades que estou falando, é da oportunidade que empresas brasileiras terão de aparecer, mostrar ainda mais seus produtos e serviços, aliados ao público mundial que estará em nosso país.
A última Copa foi responsável por um investimento de R$ 3,5 bilhões (Revista Marketing, Jan./10 p.25), essa próxima terá um valor maior, e a que acontecerá no Brasil em 2014, maior ainda. Empresas que tem o direito de usar a marca FIFA, chamados de FIFA Partners, que são: Adidas, Coca-cola, Emirates, Hyundai/Kia Motors, Sony já estão investindo alto em ações mercadológicas.
E fica a pergunta: o que restará às demais empresas brasileiras com menores recursos? O que fará a diferença será a gestão empreendedora dentro das empresas, as ações focadas no público do esporte, nos produtos e serviços que os cercam. As parcerias podem ser boas saídas, mas entendo que este é o momento das empresas mostrarem quem estão no comando do marketing delas. Fica difícil competir com marcas globais, mas para um profissional de marketing, e uma simples análise de concorrentes, descobrirem o seu principal e superá-lo, já será um sucesso, mas para os mais arrojados, as ações já começaram e não irá parar antes do final da Copa de 2014. Lembro ainda que, pra quem já começou, essa é uma grande oportunidade de vender muito, principalmente nas ações de marketing de produtos que estejam em evidência. Lembrando sempre, não basta fazer, é necessário surpreender e fidelizar. Afinal a Copa acabará.
Autor: Danilo Lali
Artigos Relacionados
Rat E A Copa Do Mundo De 2014
Copa 2014 No Brasil
Baseado Na Publicação: Marketing: De Onde Vem O Dinheiro? - Negócios Do Esporte.
Automobilismo - Investimento E Visibilidade
O Desafio Do Marketing Nas Pequenas E Médias Empresas
O Que é O Marketing Na Internet?
Marketing No Futebol