Chapada diamantina



A Chapada Diamantina esta localizada no coração da Bahia. Seus pontos mais altos são: O Pico dos Barbados, O Pico do Itobira e O Pico das Almas. É cortada por montanhas, chapadões, rios, cachoeiras, cavernas.
Nessa região de descrição minuciosa, nascem 90% das bacias dos rios Paraguaçu, Jacuípe e Rio de Contas, além das nascentes que brotam dos paredões rochosos formando cachoeiras espalhadas por toda região.
Sua fauna é constituída por espécies originárias de diferentes ambientes, devido a sua variação de relevo e as diversas formas de vegetação. Os primeiros garimpeiros que exploravam as serras encontraram uma grande quantidade de animais silvestres. Vítimas do seu maior predador, o homem, o tamanduá bandeira, as antas, os peixes-boi, o tatu-canastra desapareceu, dando inicio a um dos motivos a ser criado o Parque Nacional. Mas, é possível encontrar espécies como onças pintada, suçuarana, jibóia, sucuri, capivara, veados, peixes, preás, cutias, coatis, beija-flores, periquitos, papagaios, pequenos lagartos e mocós (pequenos roedores parecidos com preás).
A flora da Chapada tem misturas de várias vegetações como os cactos da caatinga, bromélias, orquídeas, matas ciliares, além das plantas medicinais e das sempre- vivas, onde existe um projeto dedicado a elas chamado Projeto Sempre-Viva, localizado na região de Mucugê.
Seu clima influencia muito na fauna e flora dessa região, sendo caracterizado como tropical semi-árido, com verão chuvoso, provocando aumento do volume dos rios, mas, porém pode ficar alguns meses sem chuva.
O povoamento da Chapada aconteceu com o início das atividades mineradoras, que começou com o ciclo do ouro e o ciclo do diamante. Devido a tanta procura e concorrência por pedras preciosas acabou entrando em declínio.
O relevo dessa região apresenta com planaltos, montanhas e serras quebradas. Suas rochas na maioria são sedimentares, mas há outras com origens vulcânicas. Diz-se que o formato que a Chapada adquiriu hoje, é por causa da distensão tectônica.
Entre essas rochas nascem rios como o Paraguaçu e o Rio Preto. Além desses dois rios há várias nascentes de poços, cachoeiras e corredeiras.
Algumas das atividades importantes que são feitas na Chapada é a preservação da natureza e da sua beleza com a ajuda do Projeto Nacional Chapada Diamantina e contribuição de empresas eco-turísticas. Há visitação de alguns lugares permitidos por esse projeto e outros estão em estudo.
A população dessa região tem sua renda basicamente investida no turismo, desse modo, gera bastante emprego nessa área da profissão. A cultura é vista no natal com o terno de reis, que é o encerramento do natal, principalmente no São João que é tradicional sair batendo de casa em casa e provando dos quitutes que essa época tem a nos oferecer.
A cidade de Lençóis, onde ficamos durante a viagem, tem esse nome devido a garimpeiros que acamparam no Alto do Serrano, cobrindo suas tendas com tecidos brancos, onde de longe pareciam lençóis estendidos. Já Mucugê, tem esse nome devido à fruta da região que é bem conhecida por lá.
Em Mucugê há uma curiosidade, o cemitério de estilo bizantino, fica na entrada da cidade, além de ser o único da cidade é também o único desse estilo na América Latina. Esse cemitério surgiu devido a europeus que moravam na região.
Lá em Lençóis tem um consulado francês, Horácio de Matos, que foi instalado com o intuito de estreitar laços entre a França, como já diz o nome, e a região da Chapada Diamantina, por causa da exploração do ouro e principalmente de diamantes.
Contudo, a Chapada Diamantina tem uma breve passada na história de Prestes. Foi um movimento chamado de Coluna Prestes, ordenado por jovens oficiais e comandados por Luís Carlos Prestes, onde se ouve dizer que foi a mais violenta coluna. Uns dizem que eles faziam um arrastão, roubavam e destruíam tudo em seu caminho, outros falavam que eram as tropas oficiais que causavam o terror nas populações, espalhando assim, mentiras sobre a Coluna Prestes.
Autor: Amanda Simons


Artigos Relacionados


Trekking Na Chapada Diamantina Com Cachoeirão Por Cima

Trekking Na Chapada Diamantina

Turismo Em Mato Grosso

Rochas De Chapada Do Ceará Contam Lenda De Amor Proibido

Buscando Paz Interior? Viaje Para A Pousada Alfa E Ômega

Riquezas Naturais Tianguaenses

Ecossistemas