Embate entre Gigantes



Para entendermos melhor este embate, precisamos antes perceber o meio de governo da China, que tem sido descrito como autoritário, comunista e socialista, com pesadas restrições em diversas áreas, em especial no que se refere às liberdades de imprensa, de reunião, de movimento, de direitos reprodutivos e de religião, além de obstáculos ao livre uso da internet.
O atual chefe supremo da China é o Presidente Hu Jintao e o primeiro-ministro é Wen Jiabao. O país é governado pelo Partido Comunista da China (PCC), este mantém um rigoroso controle sobre as nomeações governamentais.
É garantido na constituição chinesa, direitos e garantias individuais, mesmo assim, quando se fala em liberdade de imprensa, censura e manifestação de opiniões, a China é considerada o país que mais limita tais direitos. A China é freqüentemente criticada por graves violações dos direitos humanos, como exemplo, crime de tortura, maus-tratos a prisioneiros, prisões sem julgamento, confissões forçadas.
Engana-se aquele que acredita ser o Google o único site de pesquisas que tem seu conteúdo censurado. Dentre outros sites famosos podemos citar o Yahoo! China, que foi obrigado a retirar todo material adulto hospedado na página de compartilhamento de fotos. Outro detalhe que não vem sendo devidamente publicado é o fato de que esta empreitada, não tem apenas como foco a censura, mas também assuntos “politicamente delicados”.
Voltando ao assunto principal, não é do dia 24/3 que o Google começou a sofrer com a decisão de fechar seu site na China, como exemplo, no dia 19/01, a estréia do seu aparelho celular, Nexus (produção da Google), na China também foi adiado, e isso causa diversos prejuízos à empresa, observado que o mercado de celulares da China é o de maior representatividade. As ações da empresa caíram de janeiro até o mês anterior em 6,3%. Com a transferência do site para Hong Kong, o Google deixou de praticar a autocensura, mas as restrições de acesso à informação se mantêm. O usuário que está na China continental continua a encontrar um site idêntico ao google.cn. A diferença é que agora a censura não é mais feita pelo Google, mas pelo governo chinês.
Existem algumas alternativas interessantes, o Baidu, é um site de pesquisa super popular na China, possui até um complemento para a pesquisa de músicas, isso porque o governo chinês não restringe o compartilhamento de músicas se baseando em direitos autorais. Enfim, acredito que este conflito não pára por ai. Eric Schmidt CEO/Diretor ainda deve refletir bastante sobre esta questão.

Referências
http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10411
http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8528
http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10917
http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9769
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,google-sofre-impacto-apos-fechar-site-na-china,528978,0.htm
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1539560-6174,00.html
Autor: Lucas Torres Bottura


Artigos Relacionados


Kennel Clube Internacional Filiado A Fci

"china E Índia ? Parceria Para O Desenvolvimento"

Divulgar Site | Publicidade Online | Site Busca | Espalhando

O Conflito Entre O Google E O Governo Chinês

O Conflito Entre O Google E O Governo Chinês

China

Inflação Na China: Fim Da Guerra Cambial?