Raiva no Trabalho – Utilize com Inteligência Emocional
Após a leitura deste email provavelmente você fica com muita raiva, este sentimento que nos acompanha desde o tempo das cavernas, mas que ainda é muito acionado nos dias de hoje.
Lembre-se que a raiva possui dois lados, o negativo e o positivo e você pode escolher qual deles utilizar.
O lado negativo da raiva é exatamente o embate com um forte desejo de vingança e provavelmente você irá clicar no botão “Responder a Todos” e iniciar uma discussão entre você e seu interlocutor. Acredite caro leitor, nesta ação não está a tal da inteligência emocional. Provavelmente serão trocadas réplicas e tréplicas deste email e a energia de ambos será utilizada de forma errada sem foco na solução do problema. Infelizmente existe na nossa cultura a crença de que aquele que fala mais alto é o ganhador da discussão, mas a inteligência emocional demonstra que as coisas não são bem assim.
O lado positivo da raiva é saber canalizar esta energia para a solução do problema e não para a discussão insana do problema. Uma forma simples e assertiva para resolver este processo é simplesmente responder ao seu colega de trabalho, com cópia para todos, que discorda de algumas observações destacadas no email e que irá procurá-lo pessoalmente ou por telefone para resolverem tal assunto e posteriormente informará aos demais as tomadas de decisões.
Pronto, aí está a assertividade, energia no local correto, na solução e não no aumento do problema. Tenha certeza que os outros colegas e seus superiores perceberão que a postura que você tomou é assertiva e focada na resolução da adversidade.
Provavelmente você está pensando agora: “mas Ricardo, eu não agüento, o impulso da resposta agressiva é automático”. Concordo com você, mas a inteligência emocional está em você conter este momento, talvez contanto até dez, ou mesmo até cem dependendo do caso.
Já discutimos num artigo anterior sobre o seqüestro da amígdala ( veja no seguinte link http://portalfox.com.br/blog/?p=4 ) e com certeza neste momento de fúria a sua amígdala está dando ordens emocionais a você, e quando você dá um tempo para reflexão o córtex pré-frontal entra em ação tornando-o mais racional e conseqüentemente assertivo.
Outra dica valiosa para este processo é você verbalizar com tranqüilidade a este parceiro de trabalho de que as coisas não precisariam chegar a este nível e que ele poderia tê-lo procurado com o problema para juntos encontrarem uma solução. Este feedback pode impedir que outros acontecimentos do mesmo formato se repitam no futuro.
A inteligência emocional não está em não sentir raiva, pois o normal é sentí-la, a inteligência emocional está em como canalizar a raiva, causando mais problemas ou como energia para a solução dos problemas.
Abraços
Ricardo Piovan
Palestrante e Coach Organizacional
[email protected]
Twitter: @ricardopiovan
Autor: Ricardo Piovan
Artigos Relacionados
Resiliência E O Controle Emocional
Por Que Algumas Pessoas Não São Promovidas Nas Empresas
Por Que Nem Todos Os Profissionais São Promovidos?
Como Influenciar E Persuadir O Seu Chefe ?
Eu Amo Muito VocÊ
Por Que Alguns Vendedores Vendem Mais Que Outros?
Use A Raiva A Seu Favor