Desvendando o Marketing Multinível (MMN)



Como muitos, descobri o MMN a partir do convite de amigos. Não uma, mas inúmeras vezes. Recusei muitas delas, sem nem mesmo querer conhecer. Explorei algumas outras, procurei conhecer o assunto e entender, afinal de contas, o que era esse tal Marketing Multinível.

Afinal de contas, há tanta opinião sobre este assunto, mas em geral as pessoas polarizam e polemizam. As opiniões costumam ser radicais: sou contra, sou a favor, “é pura fraude” ou “é o negócio dos sonhos”. E nem sempre refletem um fato, são muitas vezes apenas o desabafo por um fracasso ou a exaltação desmedida pelo sucesso do momento.
Mas será que o que vale para o outro, vale para mim? Será que vale sempre? É o que tentaremos esclarecer a seguir.

MMN é um negócio. Uma forma de organizar as atividades de marketing e vendas de uma empresa, com uma forma diferente de pagar por esses serviços.

No negócio tradicional, o profissional ganha um salário e uma comissão por vendas realizadas.

No MMN, o profissional não é assalariado, mas ganha uma comissão por vendas realizadas. Além disso, tem a oportunidade de conseguir novos vendedores para o fabricante; e ganha um comissão por isto; e ganha ainda uma comissão pelas vendas desses novos vendedores que conseguiu para o fabricante.

Esta é a organização básica do MMN; claro que há variações, conforme a empresa que pratica o MMN.

Bem, não sei quanto a você, mas não gosto de decidir tomando como base apenas a opinião de outros, ainda mais quando há polêmica, certo?

O que me serve pode não servir para você, o que lhe serve pode não me atender.

Por isso, nada como reunir algumas informações, analisar segundo minha visão, até mesmo experimentar, então decidir.

Foi o que fiz: em uma primeira análise, percebi que a proposta que me fizeram era interessante, não oferecia grandes riscos de perda de capital ou tempo ou qualquer outra coisa; então avaliei os seguintes pontos:

O produto

Não tem mágica: no final das contas, o que sustenta o negócio é o consumo do produto; a sua renda virá de resultados de vendas suas e de seus patrocinados (aqueles que você colocou no negócio). Por isso, o produto precisa ter qualidade, bom preço (ser competitivo), ter mercado (pessoas que consumam porque o produto vale).

O Plano de Marketing

Verifique se a proposta de negócio, as comissões e bônus são realizáveis. Não adianta um plano atrativo, estimulante, mas que não para em pé, que não pode ser realizado, ou que exige de você um nível de stresse tão alto.

A empresa

No MMN, você terá um contrato com a empresa fabricante. Para que você realize bem o seu papel de marketing e vendas, você precisará do suporte do fabricante.

Veja se a empresa está há bastante tempo no mercado (pelo menos dez anos), se tem crescido, se entrega as encomendas sem atraso, se erra os pedidos, se é organizada.

Veja se a empresa cumpre os pagamentos dos bônus.

Veja ainda se as regras (contrato, política da companhia) são respeitadas por ela e pelos membros. Quando regras não são cumpridas, isto pode indicar falta de comprometimento com o negócio (cada um pensando em si).

Cada empresa tem sua forma de organização, sua política própria, suas regras, sua linha de produtos. Portanto, mesmo usando o MMN, podem ser muito diferentes e oferecerem negócios muito diferentes.

As pessoas

Não se sinta intimidado: converse muito com quem está lhe convidando, tire todas as dúvidas que tiver. Afinal, se você está sendo convidado para um negócio, é justo que você conheça todos os detalhes antes de aceitar.

Querer saber detalhes do negócio é sinal de interesse e respeito por quem o convidou. Demonstra seu interesse.

Converse também com outras pessoas que participam desse negócio de MMN; pessoas novatas e pessoas mais antigas. Procure conhecer os casos de sucesso e também os casos de fracasso.

Atenção: o negócio não é bom só porque alguns foram bem-sucedidos, e também não é ruim só porque alguns foram mal-sucedidos.

O mais importante é entender porque alguns foram mal-sucedidos e outros bem-sucedidos.

Forma de trabalho

No final das contas, o MMN é mais uma forma de trabalho. Pessoalmente, considero uma excelente forma de trabalho, mas que depende de conhecimento, disciplina, organização e tempo dedicado de sua parte.

O MMN pode oferecer muitas vantagens sobre outros tipos de negócio, mas continua sendo trabalho.

Procure conhecer que tipo de atividades você realizará. Acompanhe quem o convidou, experimente. Não tenha medo de se envolver; invista um dia, algumas noites, algum tempo seu para experimentar esse negócio.

Embora o MMN possa ser praticado por qualquer pessoa, não significa que toda pessoa se afiniza com o MMN, afinal somos diferentes. Conheci uma pessoa recentemente para quem apresentei o plano de negócio; no final, ela me disse que havia achado a oportunidade mito interessante, mas que seu objetivo era conseguir um emprego público; entrar em um concurso, esperar a aposentadoria.

Posso não concordar com esta visão, vejo imensas vantagens no MMN (como discutirei mais adiante), mas entendo e respeito a condição e o momento de cada pessoa.

Depois de fazer essas verificações, resolvi experimentar. Perceba que certos aspectos do negócio só podem ser percebidos e compreendidos quando você está dentro. E muitas vezes, o risco por entrar paga o conhecimento que você ganha com a experiência.

Tirei lições sobre o negócio, aprendi coisas úteis para o próprio negócio de MMN, e para outras situações da vida.

Hoje percebo que o MMN é tão bom ou tão ruim quanto tantas outras oportunidades que assumimos na vida.

Pode mudar vidas? Sim. Mas nada muda se você não quiser e não ajudar.

Tem sutilezas? Sim, o sucesso vem com a prática, conhecimento, experiência. Não há milagres. Não há caridade, o MMN é um negócio; um jeito diferente de fazer negócio, mas ainda assim, um negócio.

Tem gente desonesta? Sim, e também tem gente honesta, boa, a fim de ajudar. Tem gente de todo tipo, como em todo tipo de negócio.

Naturalmente, não conheço todas as empresas que utilizam o MMN. Conheço mais da empresa com a qual atuo.

Mas tenho procurado vivenciar esta realidade. Sei que muitos se decepcionam com o MMN, não pelo negócio em si, mas pela grande expectativa que normalmente se cria.

O que posso dizer é: não abandone seu projeto sem antes iniciá-lo, ou sem tentar. Cuide para não criar falsas expectativas; seja cético, mas positivo.

Caso queira contatar-me, estarei à disposição para trocarmos ideias e aprendermos mais sobre o MMN.

Um grande abraço, atitude e muito sucesso.
Autor: Eduardo Martins Sanchez


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