EXECUÇÃO DOS BENS DOS SÓCIOS DA SOCIEDADE LIMITADA NO DIREITO TRIBUTÁRIO.



O Código Tributário Nacional é talvez o que melhor delimita a responsabilidade dos sócios quanto às dividas fiscais, não significando, todavia, que seja mais condescendente com o sócio do que o direito civil por exemplo.

Em seu art. 135, IIII, o CTN imputa a responsabilidade do crédito para os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurídicas de direito privado. Essa é a grande diferenciação da esfera tributária para as demais, referido artigo trata da responsabilidade dos administradores da sociedade limitada pelas dívidas tributárias, pois o sócio, que não tenha praticado atos de gerência, não responde com seu patrimônio particular.
Essa imputação de responsabilidade ao administrador e não necessariamente ao sócio existe no direito tributário por ele entender que a responsabilidade há de recair sobre o sujeito legalmente constituído para o cumprimento da obrigação.
Assim, para que haja responsabilização pessoal do sócio da sociedade limitada, é preciso que esse tenha exercido poder de gerência, e ainda que tenha agido com excesso de poder ou infringido a norma legal ou contrato social.
Na verdade, pelo dispositivo em estudo, os administradores são exclusivamente responsabilizados e a sociedade limitada é afastada da relação obrigacional. Não há responsabilidade por substituição, e sim, uma responsabilidade pessoal e direta.
Ao fisco incumbe o ônus da prova, que deve assegurar o contraditório e a ampla defesa ao administrador. Mesmo que esse sócio-administrador retire-se da sociedade, poderá ser responsabilizado pelos débitos fiscais durante o período de sua administração.

Gilberto de Jesus da Rocha Bento Jr.
[email protected]
Advogado
Escritório à Rua Sapetuba, 187, Butantã, São Paulo/SP.
PABX.: (11) 3037-8500 (perto da Fco. Morato e da Vital Brasil).
Autor: Bento Jr. Advogados


Artigos Relacionados


Responsabilidade Tributária

Responsabilidade Tributária

Penhora Em Bens De SÓcio De Ltda

A Responsabilidade Civil Do Administrador Perante Terceiros

Os Sócios E Administradores São Responsáveis Pelos Débitos Junto A Seguridade Social?

A Responsabilidade SolidÁria De Terceiros Por DÉbitos TributÁrios Da Empresa.

A InclusÃo Do SÓcio Na CertidÃo Da DÍvida Ativa E Suas Consequencias No Âmbito Da Responsabilidade TributÁria Nas ExecuÇÕes Fiscais