CRISE ÉTICA



O Brasil está passando por uma verdadeira crise ética. Todos os dias temos conhecimento de notícias veiculadas pela imprensa envolvendo a falta de ética da classe política brasileira.
A classe em tela está cada vez mais demonstrando que não possui valores básicos formadores do bom caráter humano, que a maioria das pessoas entende que todos devem ter. A ausência desses valores se reflete principalmente na prática da corrupção que é definida (em sentido amplo) como o uso ilegal, pelos governantes em geral, do poder político e financeiro que tem em decorrência do cargo eletivo para transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para pessoas aliadas ou para eles mesmos.
A corrupção é uma “praga” que consome o dinheiro público e o desvia de sua finalidade, agravando ainda mais as desigualdades econômicas, atingindo diretamente as populações mais vulneráveis e aumentando o poder financeiro dos políticos corruptos.
A falta de impunidade para esses crimes é a certeza que contribui para a continuidade da prática. Por que eles deveriam deixar de “arrecadar” dinheiro para aumentar seu poder político e econômico se sabem que não receberão nenhuma punição por isto? Além disso, se a população descobrir e tornar-se um escândalo não tem problema, logo se esquecerão pois o brasileiro tem memória curta. Finalmente, se tiverem que ir a julgamento, eles têm a prerrogativa do foro privilegiado e serão julgados pelos “colegas”.
Diante da proximidade das eleições, o eleitor tem a chance de escolher um novo representante, voltando a ter novas esperanças de que este seja menos corrupto que o anterior.
A ética que cada indivíduo tem ou não é decorrente da cultura e educação recebida, exercendo influência na formação de seu caráter e no tipo de pessoa que se tornará. Esta constatação que aparenta ser simples tem importantes conseqüências na vida de toda sociedade, visto que o político eleito pelo povo que não recebeu uma boa educação ética se torna um mau gestor causando prejuízos a todos com o desvio do dinheiro público.
A sociedade não pode ficar de braços cruzados diante dos absurdos que estão ocorrendo no país. É necessária a conscientização e mobilização da população para que essa realidade possa ser modificada e o crime da corrupção punido com eficácia.


OBS: Artigo produzido no Projeto de Extensão Vexata Quaestio - Questão Debatida.
Autor: Fabiana dos Santos


Artigos Relacionados


A Falta De Ética Na Política Brasileira

A Ética Na Política

Cadê A ética Nacional?

A Crise ética Não é Apenas Problema De Nossos Políticos

A Falsa Ética De Todos Nós

Ética: NecessÁria Em Tudo

A Falta De ética Na Políticas