A Crise dos Mísseis de Cuba



Com a instalação de mísseis nucleares na Turquia em 1961 e também com a invasão de Cuba pelo Estado Unidos no mesmo ano, os soviéticos instalaram mísseis nucleares em Cuba, dando assim inicio a crise dos mísseis em outubro de 1962.
Tudo começou no dia 14 de outubro, quando o Estados Unidos divulgou fotos de um vôo secreto realizado por seus aviões, sobre Cuba, que mostrava mais ou menos 40 silos para abrigar mísseis nucleares. Com isso uma enorme tensão tomou conta do governo do Estados Unidos, pois uma guerra nuclear estava prestes a acontecer, e assim o governo de John Kennedy que era o Presidente do Estados Unidos, encarou o que viram como um ato de guerra contra o mesmo.
O primeiro ministro da URSS, Nikita Kruschev, afirmou que os mísseis nucleares eram apenas defensivos, e que foram lá instalados para dissuadir uma outra tentativa de invasão da ilha, ficando os americanos ainda mais indignados. Pois em 17 de abril de 1961 o governo de John Kennedy tinha tentado financiar um desembarque, que foi um fracasso, na Baía dos Porcos, operação esta que foi planejada pela CIA, para derrubar o regime Cubano. Com tudo, a situação era mais seria que imaginavam.
Foram 13 dias de suspense mundial, até que em 28 de outubro Kruschev, após conseguir uma futura retirada dos mísseis estadunidenses da Turquia, secretamente e sem alarde, concordou também com a retirada dos mísseis de Cuba e assim pondo fim ao medo que tomava conta do mundo.
Em 1968, o Estados Unidos e a URSS e 58 países aprovaram o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, com o objetivo de tentar conter a corrida armamentista, sendo assim, os países que já possuíam artefatos nucleares se comprometiam a limitar os seus arsenais e os países que não continham ficaram proibidos de desenvolvê-lo, só poderiam requisitar dos primeiros tecnologia nuclear, para fins pacíficos.
Autor: Beatriz


Artigos Relacionados


Crises Dos Mísseis

Crise Dos Misseís

Da Guerra Fria Ao Terrorismo E A Busca Pela Paz Social

O Direito Internacional E As Armas Nucleares

Guerra Fria

A CondenaÇÃo Do Povo Cubano: Reflexos Do Boicote

Será Que A Gerra Fria Realmente Teve Fim