Um Olhar Negro Sobre a Falta de Ética da Escravidão e Servidão



Em tempos atuais há uma discussão sobre a falta moral e valores que resultam na anti-ética. A ética que é tida como a ciência que estuda o comportamento do homem tendo como seu principal objeto a moral, os quais são os valores aceitos em determinada época como corretos. Deste modo, contestaremos então esse lado humano errôneo de não agir de acordo com a ética.
Os valores sociais são mutáveis, imagine só quão moral era no início da colonização escravizar e passar por cima dos costumes das pessoas que aqui viviam, usando-os como ferramenta para explorar e saquear as riquezas do nosso país, sugando-o até quando pode.
Ética essa que fora além das expectativas, comercializando pessoas e tratando-as como se fosse bichos com o intuito de trabalhar na terra, de ter mão de obra de graça não se importando se ali existia uma pessoa ou não, aplicando-lhes castigos horrendos e até mesmo tinham o poder de penalizá-los com a morte, se intitulando donos “desses negrinhos”, muitas vezes as mulatas tinham que se deitar com o coronel para satisfazê-lo e se dessa relação surtisse frutos este seria escravo também sendo abandonado pelos barões.
Em relação à servidão, a mulher que por muito tempo só servia para cuidar da casa e cumprir com as obrigações conjugais, não podendo ter opiniões próprias, ética essa que uma mulher não podia ter um filho sem ter um marido que era descriminada pela sociedade. Ela tinha que abaixar a cabeça, ser submissa ao homem, deixando ser traída pois não podia nem de longe ser separada, porque a sociedade reprovava, mas não reprovava o marido agredir a mulher.
Hoje achamos pessoas estúpidas e sem o conhecimento adequado para questionar por exemplo a cota para negros nas universidades públicas, não se lembrando que os negros foram humilhados por vários anos, escravizados e que essa é uma forma de reparar os erros cometidos no passado, dando assim a inclusão social.
Acontece que, atualmente se questiona a lei Maria da Penha. Hoje em dia a mulher é dona de casa, trabalha fora, é mãe e cumpre com as obrigações conjugais, ainda tem que apanhar do seu marido e permanecer calada, pois os “machões” da sociedade acham que é descriminação proteger a mulher por ser parte mais frágil da relação.
Isto posto, volto a pensar que a ética como ciência que estuda o comportamento humano, e tem como objeto a moral, que são valores aceitos em determinada época como corretos tem sim um lado negro, pois deveria ser no mínimo reprovável, a descriminação de qualquer forma a falta de cuidado com a dignidade humana.
Autor: Roberta Cristina dos Santos


Artigos Relacionados


Moral E Meio Ambiente

Ética No Direito

Ética JurÍdica

Afinal, O Que é ética? Todos Sabem Usa-lá?

A InfluÊncia Da Ética Para Os Administradores

Ética E Moral Na Sociedade ContemporÂnea: VisÃo CientÍfica

O Papel Da ética Na Sociedade