A Terceira Sinfonia de J.Brahms
A aparente distância entre os movimentos I e IV, faz com que o esquema sutil que Brahms encontra para uma re-reelaboracao do tema inicial da sinfonia torne-se visível apenas através de uma minuciosa analise e reflexão da estrutura intrínseca da obra. Utilizando a retrogradação, o compositor estrutura o tema em compasso binário, e apenas das duas notas (C e F) seguindo em seqüência normal (A e G), finalmente encontrando o C (que esta no tema A oitava acima). Obviamente a relação de transposição define as notas. De uma maneira mais próxima, o compositor relaciona ritmicamente, e por movimento contrário, a ultima célula do tema A, com o tema lírico subseqüente nomeado por McClary de possuir um caráter "feminino".
Uma narrativa literária a partir da música absoluta, poderia ter um caráter particularmente subjetivo, sem, contudo deixar de fornecer elementos importantíssimos para a construção ou reforço dos aspectos culturais inerentes ao momento histórico de gerações as quais foi proporcionado a oportunidade de fruir da sensação de heroísmo, aventura, conflito, conquista e até de pessimismo tão em voga no fin de siécle. O motivo feérico - análogo ao heróico do Mov. I - do quarto movimento surge como uma reafirmação do "masculino" para citar McClary, ao mesmo tempo em que formalmente tem-se uma utilização motívica ipisis litteris do sujeito ou seja, do uso das mesmas notas dentro de uma mesma tonalidade, fazendo com que o argumento de McClary possa ser contestado a partir de uma análise formal e estrutural dos dois temas elencados acima.
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Autor: Andersen Viana
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