Crise dos misseís



Em Outubro de 1960 começou uma disputa chamada hoje por crise dos misseís,disputa essa entre capitalismo e socialismo que quase gerou a extinção de todo o planeta.
Quando Cuba sofreu a revolução e instaurou o regime de socialismo,os Estados Unidos sentindo-se ameaçado pela nova forma de governo resolveu apoiar o partido político anterior,ligado ainda ao antigo regime de capitalismo.Com o bloqueio do comércio de petróleo e grãos,Cuba passava a adquirir esses produtos da União Soviética que ofereceu apoio militar a Cuba,pouco depois é encontrado mísseis na União Soviética que leva os Estados Unidos a achar que seria um ataque contra ele,essa entre outras é o que levou a dois presidentes de países diferentes começarem á guerra.
Como se fosse difícil ao país capitalista achar que era um ataque a ele.
Dá a se entender que realmente era só isso que estavam esperando para começar o que pretendiam desde que a forma de governo mudou e não passou a ser mais benéfica para ele em todos os sentidos.
Pense em como todas essas pessoas ficaram em um período de tensão em que toda a humanidade estava aflita,sabendo que sua vida, a de seus familiares,e de toda a população dependeria somente dos ‘’homens bons’’.
A diferença entre dois países é muito grande, começando na forma de governo e na peculiaridade de cada um de seus governantes, claro em locais diferentes surgiriam interesses diferentes o que levariam a conflitos,mas necessitaria atrás de toda essa busca uma realidade que no fim ninguém iria ganhar nada?!Sim ganharia ,a destruição de todas as vidas existentes.
O que seria passar o que Hiroshima e Nagasaki passou com a bomba nuclear que lá foi lançada?Parece que realmente estavam a ponto de sentir a mesma sensação.
Nos dias 16 e 29 de Outubro de 1960 estava na mão dos presidentes Kenedy representado pelos Estados Unidos e Kruschev representando União Soviética e Cuba.Começaram as negociações para acabar com a ameaça de guerra nuclear com intenso diálogo.
A que poder eles se comparavam?Em um poder que regia o interesses de todos os seus,ou um interesse em virtude de um orgulho que seria maior que vidas que á esses governantes caberia a proteção e o bem estar de todas.
Graças ao bom senso de ambos,tanto na parte de John Kenedy ao tentar um diálogo amigável,e da parte de Kruschev ao consentir que retirassem todos os misseís e ameaças nucleares.

''se o dia amanhecer é graças aos homens bons''
Autor: Flávia Maria Martins


Artigos Relacionados


A Crise Dos Mísseis De Cuba

Crises Dos Mísseis

Guerra Fria

Da Guerra Fria Ao Terrorismo E A Busca Pela Paz Social

A CondenaÇÃo Do Povo Cubano: Reflexos Do Boicote

Guerra Do Vietnã

O Fim Da Guerra Fria