Missionário responde:



• 14/04/2010 - sobre 1Tm 3,15
Pastor, tenho a seguinte dúvida: Em 1 Tm 3,15 a bíblia diz que a Igreja é a coluna e o sustentáculo da Verdade. Em que sentido? Qual Igreja, visto que hj tem tantas? E se a Igreja somos nós, porque há tantas denominaçoes? A bíblia é filha da Igreja ou vice-versa? Desde já agradeço a atençao dispensada.
Resposta: Quandol a Bíblia fala de Igreja, Ela Se refere ao Corpo de Cristo, não a uma instituição humana. Um dos Reformadores, com muita propriedade, dizia que há a Igreja Militante (a visível, dividida em denominações) e a Igreja Triunfante (a invisível, composta apenas pelos verdadeiros salvos de todos os tempos). Quanto à diversidade de denominações, a Palavra de Deus ilustra isso usando a figura do corpo (1Co 12.12-27). Assim como o fígado é muito diferente do nariz, por exemplo, algumas denominações diferem muito quanto ao formato e aos costumes, mas do mesmo jeito que o fígado e o nariz pertencem ao MESMO corpo, os membros das denominações que forem verdadeiramente salvos também fazem parte do mesmo corpo de Cristo, a verdadeira Igreja, que não é nenhuma denominação em si, mas a reunião de todos os salvos em todas as épocas. Quem deu origem à Igreja foi o Senhor Jesus, enviando Seu Espírito (At 1.8--2.47). E foi o Espírito Santo que inspirou os escritores da Bíblia. Portanto, a Igreja é resultado da pregação da Palavra. Quando o apóstolo se refere a coluna e baluarte da Verdade está mencionando o fato de que cabe à Igreja pregar a Verdade revelada nas Escrituras e lutar contra a mentira, e não produzir a Verdade. De modo algum a Bíblia pode ser vista ou entendida como filha da Igreja, como se esta tivesse elaborado as Escrituras para defender seus interesses.


• 13/04/2010 - Filhos de Adão e Eva
Eu ouvir um pastor falar que Adão e Eva tiveram filhos antes de Cain e Abel, não tem na Bíblia, o Sr. acredita nessa versão?
Resposta: Quem deveria mostrar onde esse absurdo se baseia é quem o disse. Eu creio na Bíblia Sagrada, e Ela afirma categoricamente que o primeiro ser humano nascido neste planeta foi Caim, sendo o segundo Abel (Gn 4.1ss). Penso que esse é o tipo de lenda em que cabe a advertência da Palavra, feita em 1Timóteo 4.7.



• 12/04/2010 - Por que Jesus não deixava que contassem?
Jesus, no livro de Lucas 8:39, após libertar um homem que estava possuído por uma legião de demônios diz para que ele conte tudo o que Deus tinha feito para com ele e no mesmo livro de Lucas (8:56) quando Jesus faz com o espírito da filha de Jairo volte para o corpo da menina Jesus manda para que não contassem a ninguém o que acontecera.

Resposta: O homem endemoninhado que foi liberto pelo Senhor Jesus, conforme Lucas 8, vivia em Gádara, entre os não-judeus e bem longe do convívio dos inimigos do Salvador. Este, depois de libertar e restaurar aquele homem, não o deixa segui-lO, como queria o homem, mas manda-o de volta para seus familiares e vizinhos, para contar-lhes o que lhe acontecera. Jairo, ao contrário, era judeu e vivia no meio deles, sendo o responsável por uma sinagoga. O Senhor Jesus sabia que os presentes na casa de Jairo e que riram dEle quando consolou os pais da menina não iriam se calar depois de verem a moça ressuscitada. Mas Ele orientou os pais a não falarem do assunto, pois sabia que os líderes judaicos poderiam matá-los, como planejaram fazer com Lázaro, a fim de calar os que defendessem o Senhor Jesus (Jo 12.9-11).

• 12/04/2010 - Corpus Cristi
Gostaria de saber se é certo comemorar corpus crist se nao tem na biblia essa data, e o que segnifica isso?
Resposta: Esta é uma data estabelecida pela Igreja Católica para comemorar o sacramento da Eucaristia, que, lá, é sintetizado na hóstia consagrada. Sobre isso, na Bíblia Sagrada, o único ensinamento dado pelo Senhor Jesus e pelo Espírito Santo é quanto à maneira de se participar da Santa Ceia, com o pão e o fruto da videira (Mt 26.26-28; 1Co 11.23-32). É o sacrifício do Senhor Jesus na cruz que abençoa os que nEle creem, e os elementos pão e vinho são símbolos vivos daquele sacrifício, que propicia Graça e alimenta a fé dos que se assentam à Mesa do Senhor.

• 12/04/2010 - Orar no monte
O que o senhor pensa e acha sobre subir no monte para orar fazer vigilia?? é necessario isso??? um pastor para ter a sua igreja abençoada tem que fazer isso??
Resposta: As pessoas que vão ao monte para orar, penso eu, inspiram-se no fato de o Senhor Jesus ter feito isso também. Na verdade, o Salvador procurava lugares onde pudesse estar sozinho com o Pai, para conversar com Ele sossegado. Por isso, orava em montes e também em desertos. Isso mostra que não há poder ou unção especial no lugar onde se ora, seja no monte, seja no deserto, mas sim no fato de se orar em espírito e verdade, buscando o Senhor Deus com todo o coração. Isso pode ser feito, hoje, num cômodo da casa, onde a pessoa que busca a Deus tenha privacidade. Não é errado orar no monte, mas não se deve atribuir a ele qualquer efeito espiritual.
• 08/04/2010 - Selo da Promessa
Gostaria de esclarecimento sobre o selo da promessa que é dito em Ef 1:13, podemos entender que recebemos o batismo com Espirito Santo?
Resposta: Não, pois todos os salvos têm o selo divino, mas nem todos os que são salvos já foram batizados com o Espírito Santo. O selo de que o texto fala é a marca que o Espírito Santo põe em cada pessoa que nasce de novo, como o próprio versículo diz. Não pode haver ninguém que seja salvo e que não tenha esse selo, ou penhor (Rm 8.9). O versículo seguinte de Efésios esclarece isso, além de 2Coríntios 1.22 e 5.5. O batismo com o Espírito Santo é uma outra experiência, distinta da de conversão e que nem todos os salvos experimentaram ainda, enquanto que todos os salvos são selados imediatamente pelo Espírito, no momento em que nascem de novo.


• 08/04/2010 - Casamento difícil
um relacionamento em que um cônjuge não traiu o outro, mas é uma pessoa extremamente nervosa, que agride fisicamente o outro conjuge , não quer trabalhar, não quer nada com a vida é licito o cônjuge inocente orar a Deus e pedir que o liberte desse casamento, ou seja, que o cônjuge culpado a deixe sem brigas e desentendimentos? É claro que tudo isso depois de muita oração pela conversão do cônjuge, mas sem resultado.
Resposta: Pela sua descrição, esse marido é um incrédulo. Portanto, vale nesse caso o preceituado em 1Coríntios 7.12-16. A pessoa deve estudar essa passagem em espírito de oração e o próprio Senhor Deus vai dirigi-la quanto ao que fazer.
Autor: SYLVIO POMPÊO FILHO


Artigos Relacionados


O Batismo

Doutrina Do EspÍrito Santo No Novo Testamento.

Quem é O Espírito Santo?

Levantando O Exercito Para A Batalha Final

O EspÍrito Santo

O Chamado Dos Apóstolos

As Epístolas De Paulo São Palavras De Deus?