Direitos Reais



Direitos Reais

Os Direitos Reais é um ramo do direito civil que gera em torno do bem, da coisa em si, no qual o direito recai sobre a coisa corpórea, onde a pessoa está em contato direto com o bem.
Nos Direitos Reais a pessoa está em pleno gozo da coisa não existindo mais de um titular, a pessoa que está com o poder da coisa é que é o único titular, como por exemplo uma casa alugada, quem está com o poder dela é o locatário em que o qual o contrato foi dedicado.
Direitos Reais, apesar de muitos confundirem com Direitos Pessoais, existe uma diferença enorme entre os dois; os Direitos Pessoais se dedica as relações entre as pessoas, não envolvendo coisa ou bem, é uma relação entre credor e devedor, prestação.
Os Direitos Reais garante os direitos de quem está no poder ou sobre a coisa, contra até mesmo o dono, um exemplo disso é que o dono da casa não tem o direito de entrar na casa sem ser convidado pelo seu inquilino muitos menos fazer o falar o que bem entender, apesar da casa ser dele, ele não está no poder da coisa (casa), pois os Direitos Reais garante isso.
Em muitas ocasiões se confunde os dois direitos por esse motivo, de se dar o entender de que o dono tem total e pleno direito de agir sobre o bem em que não está na posse dele. Por isso é que os Direitos Reais garante os direitos de quem está com a posse do bem. Isso também se da para quem empresta alguma coisa, quem está com o bem é que tem direitos sobre ela, o dono não pode pegar a força e sem dar satisfações.
Portanto, os Direitos Reais é que defende o direito de quem está com a coisa e não de quem é o dono, pois é a relação entre a pessoa e a coisa em si, quem está com o poder dela, tem ela em mãos.
Autor: Talita


Artigos Relacionados


As Diferenças Entre Os Direitos Reais E Os Direitos Pessoais

Direito Reais- Lucimar Salú Dos Santos

Direitos Reais

Distinção Dos Direitos Reais E Pessoais

Direitos Reais

Direitos Reias

Direitos Reais