Ética cristã - solução para a humanidade



Ética cristã - solução para a humanidade

Trata-se de um assunto muito amplo, eis então, que surge a necessidade de, por ora, fazer umas abordagens mais restritas, limitadas sobre o tema, a fim de gerar reflexões.
Todos tomamos inúmeras decisões no dia-a-dia e, todas essas decisões atingem ao nosso semelhante, tanto na igreja, na empresa, na escola, e principalmente na família.
Ao tomarmos tais decisões, buscamos fazê-las com base em um padrão de vida, de acordo com nossos valores de certo e errado, se denominando assim, a ética.
Definir o certo e o errado não é tarefa fácil, principalmente quando se fala em ética.
Neste diapasão, devemos todos buscar valores em Deus, visando à santidade. No sistema cristão, não há como separar ética e religião. Assim, a ética cristã está contida expressamente na Escritura Sagrada, sendo um único Deus verdadeiro, criador dos céus e da terra. Para tanto, devemos reconhecer, crer, obedecer e acima de tudo, respeitar as Escrituras Sagradas e a quem as serve. Afinal, a Bíblia é o mais antigo Código de ética.
Porém, infelizmente a sociedade afastou-se de Deus, estando cega para o pecado, caminhando cada vez mais para o egoísmo, cobiça, corrupção, injustiças sociais, mentiras, orgias sexuais, entre outras, ou seja, uma sociedade sem moral, sem ética.
Não há dúvida de que Deus revelou-se à humanidade. Curiosamente, não encontramos nas Escrituras Sagradas fatos que levam à clonagem de seres humanos, AIDS entre outros. Porém, é na Bíblia que encontramos os princípios básicos para uma vida feliz, amorosa, santa, abençoada e ética. A Bíblia, mais do que um simples livro de regras morais é um manual de vida, onde se define como o homem deverá viver.
A humanidade só vive em uma crise ética porque está totalmente afastada de Deus. Filósofos, sociólogos, educadores (professores), líderes governamentais e até padres e pastores dizem não saber o que fazer, ou seja, não sabem a solução para acabar com esta falta de ética. Ora, a resposta sempre esteve aos nossos olhos, basta querermos enxergá-la.
Portanto, com tanta falta de ética, devido o afastamento de Deus, a sociedade esta pagando um alto preço, fato este que é notório a todos, sendo comprovado a todo instante com tantas barbáries acontecendo no mundo, tanto em relacionamento entre pessoas, quanto à natureza.
Vejamos alguns exemplos dessas barbáries: Deus constituiu o casamento para ser indissolúvel, é o que nos diz o texto de Marcos 10:9 – “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”. Porém, encontramos nos textos de Mateus 9:9 e em Lucas 16:18 algumas situações em que Deus admite a separação, em todos os casos, derivados da falta de respeito, ética dentro do relacionamento conjugal. Esse ‘amor que se acaba’ é fruto do casal que não se alimentou do amor inesgotável de Deus. Outro exemplo encontra-se na fornicação, que é o sexo entre duas pessoas solteiras, mesmo que estejam namorando ou noivos, conforme 1 Coríntios 6:18-19. Infelizmente, a sociedade usa expressões como, curtir a vida, fazer “teste drive”, entre tantas outras, para somente após casar-se, ou seja, devemos fazer sexo antes do casamento para termos a certeza de que gostaremos. Isto está totalmente errado. Lembramos também que o homossexualismo masculino e feminino também é pecado, pois Deus criou o macho e fêmea e os uniu pelo casamento (Gênesis 2:24).
Ademais, a imoralidade do mundo tem trazido graves consequências ao homem, tais como as doenças venéreas, os traumas emocionais, o aborto, o divórcio, o estupro e os mais variados tipos de abuso, dos quais até crianças têm sido vítimas, como já mencionado anteriormente. Nota-se que Deus proibiu o sexo antes do casamento, querendo justamente nos poupar desses males, além de outros motivos encontrados na Bíblia Sagrada.
Não obstante, a Constituição Federal resguarda a liberdade de crença, contida expressamente em seu art. 5º, VI. A liberdade de crença refere-se à liberdade religiosa, como também a filosófica e a política. Por ora, trataremos da liberdade religiosa.
É sabido que a Republica Federativa do Brasil, é um Estado laico, e por isso deve manter neutralidade em relação às igrejas. Portanto, o Estado não pode beneficiar e nem prejudicar tais instituições (art. 19, I da Constituição Federal).
Ocorre que existem vários projetos de leis, que tentam amordaçar, coibir, extinguir a liberdade de crença, com o objetivo de favorecer grupos diversos. Sinceramente, não me causa espanto algum, uma vez que a Bíblia já mencionava esta situação a milhares de anos atrás, com se pode observar no texto de Marcos 13:9 e 13.
Ademais, a sociedade em regra, não respeita os cristãos, chegando até a zombar de seu estilo de vida, aliás, Deus não muda estilo, ele transforma corações. Entretanto, cabe a todos saber, que qualquer manifestação de preconceito é crime, conforme estipula o art. 1º da Lei 7.716/89, onde “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
Este preconceito é visto constantemente em piadinhas envolvendo irmãos na fé, pastores e até mesmo as Escrituras Sagradas. Freqüentemente, cristãos são vistos como caretas, gays por não praticar sexo antes do casamento, burros por devolver o dízimo à Casa do Senhor, dentre tantas outras barbáries. Lembrem-se: Jesus nasceu por você, ele viveu por você, morreu por você, e você...o que tem feito por ele?
Desta feita, ética é respeitar a escolha do outro, podendo até discordar, mas jamais julgar e criticar de maneira ignorante e ofensiva.
Para o cristão, a ética e a religião andam juntas. Mas, para que isso se torne realidade, os cristãos devem ser verdadeiros e sinceros, buscando viver em santidade.
Nós cristãos, não cumprimos regras, norma e conselhos da Bíblia com a finalidade de chegar a Deus, mas sim, para honrá-lo e agradá-lo. Para tanto, basta firmarmos um compromisso com o Senhor.
Assim, concluo que a ética cristã é a proposta para que haja regeneração espiritual do ser humano, para que este venha a caminhar eticamente na palavra do Criador, confiando no Senhor, conforme o Texto de Salmos 37:5 – “Entregue o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”.


Autor: Arthur Jenson Beretta
Acadêmico do 5º ano de Direito – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Participante do Projeto de Extensão "'Vexata Quaestio' (Questão Debatida): democratização do conhecimento jurídico para a cidadania", em desenvolvimento na UEMS, Unidade de Paranaíba-MS, sob a coordenação do Professor Me. Alessandro Martins Prado.
Membro da Primeira Igreja Batista em Paranaíba-MS
Autor: Arthur Jenson Beretta


Artigos Relacionados


Afinal, O Que é ética? Todos Sabem Usa-lá?

Seria Tão Fácil Se Todos Fossem Perfeitos, Mas Se Isso Acontecesse Para Que Precisaríamos De Deus?

O Perfil Do CristÃo. 3ª João 1 A 5,11

Ética X Universidade

Pregar A Palavra

ética Na Sociedade

Ética