O CAOS NA SAÚDE PÚBLICA



Qual o sentido do termo saúde pública, o que significa? Pois bem, a maioria dos conceitos encontráveis pontua que saúde publica deve, basicamente, abranger não só o saneamento do meio, mas também a educação das pessoas no que tange aos princípios da própria higiene, o estabelecimento de serviços médicos que tenham condições de oferecer um diagnostico antecipado, o cuidado célere das enfermidades, e, por fim, o desenvolvimento de todo um arcabouço social que tenha condições de oferecer a cada membro da sociedade, aquele padrão de vida necessário à preservação da saúde do corpo e da mente.
Em Paranaíba-MS, bem como no restante do Brasil, podemos, tristemente, verificar que ainda estamos no estágio rude do assunto. O município apresenta problemas relevantes no que diz respeito a saneamento básico, notamos a ausência de campanhas educativas acerca de precaução de doenças e higiene pessoal, os habitantes não fazem idéia do que seja cidadania, quem nós elegemos para exercer a política não se mostram dispostos a investir na prevenção.
Nos postos de saúde, a população se depara com a acentuada escassez de remédios, até mesmo aqueles de uso ininterrupto; no hospital, fila, morosidade no atendimento, falta de médicos, pacientes recebendo os primeiros cuidados no corredor. Um dia desses, um jovem, aqui em Paranaíba-MS, precisou correr para a emergência, mas devido à péssima recepção somada à ausência de atendimento médico, veio a óbito no chão do local. É revoltante a falta de respeito no trato com o ser humano que paga os impostos devidamente. Alguém já disse: ‘‘ depender do que é público é viver mesmo como um lixo qualquer’’
O Poder Executivo Municipal tem demonstrado, sobejamente, total falta de aptidão para administrar tais questões, esta omissão criminosa deve ser atribuída igualmente ao governo federal e ao estadual. A epidemia de dengue é mais um exemplo de abandono à população e de irresponsabilidade da administração. E aí, Vamos continuar consentindo com a alteração do destino das verbas reservadas à saúde?
O melhor seria, para nós, se parássemos de fazer de conta que está tudo bem, e se nos insurgíssemos contra péssima qualidade da saúde pública, reivindicando o que nos interessa, a fim de que o governo tome vergonha da cara e que cesse de se expor na mídia com o discursinho fajuto de que está tudo bem! Não queremos discurso, queremos providencias para que a saúde pública tenha qualidade!
Autor: Daniele Rocha Camargo


Artigos Relacionados


Impunidade Zero

Socorro! O Sus Está Na Uti!

Saúde Publica: Gravidez Na Adolescência Uma Problemática Social

Tfd: Garantia De SaÚde PÚblica E De Qualidade Para Todos

Parasitoses: Como A Falta De Saneamento E As Precárias Condições De Higiene Podem Interferir Na Saúde De Uma Comunidade

Os Grandes Desafios Dos Serviços Públicos De Saúde No Brasil

SoluÇÃo Para A Crise Na SaÚde PÚblica