Comemorem os seus DIREITOS



Viva! É motivo de comemoração, o brasileiro tem direito à vida, à liberdade, à segurança. Direito realmente todo mundo tem, porém onde está sendo efetivado? Efetiva-se no “espírito de fraternidade” que a Declaração Universal dos Direitos Humanos coloca como dever de todos os seres humanos?
Pois bem, é nesse mesmo espírito que traficantes dotados de razão e consciência fazem com que mais de 60 mil pessoas de três bairros da cidade de Belo Horizonte-MG parem todos os seus afazes, fechem seus comércios, impossibilitam as crianças de irem à escola, bloqueiam os postos de saúde, regram o horário de circulação dos ônibus e ainda queimam os circulares como meio de protesto, tudo isso porque rapazes ligados ao tráfico foram mortos em confronto com a polícia.
Foi esse mesmo direito à liberdade que fez com que Juízes soltassem um homem condenado por crimes sexuais e que após alguns dias em liberdade matou brutalmente seis jovens, escondendo seus corpos na mata. É toda essa nossa segurança que faz com que a partir do momento que entramos em nossa casa, nosso lugar de refúgio, sentimo-nos em paz. Entretanto é a falta, ou a quebra de todos esses direitos que faz com que um marginal viole todo nosso imaginário muro inabalável, e conscientemente, sem nenhum espírito de fraternidade, amor, ressentimento que nele deveria habitar, acabe com nosso bem mais preciso, a vida.
Claro, nosso direito à segurança tem sido cada dia mais observado, cuidado, sendo que cada Poder realiza com zelo seu papel quando se trata dos direitos da sociedade. Digo sociedade digna que levanta cedo todas as manhãs, trabalha mais de oito horas por dia, coloco sociedade para mães que cuidam de seus filhos sem nenhuma ajuda tendo que trabalhar em até três lugares para trazer o sustento familiar, para pais que dia a dia, sol a sol enfrentam lavouras, para crianças que estão nas ruas por falta de ajuda, pode ser o lixeiro, o padeiro, o pedreiro, o funcionário público, o professor, o marceneiro, enfim, ao cidadão honesto, ético, respeitador, que merece sim todos os direitos a ele inerentes na Constituição Federal.
Acredito ser sonho de cada brasileiro poder dizer que além de morar no país do samba, futebol e mulher bonita, mora em um país ÉTICO, onde o Presidente da República, mais que qualquer outro cidadão, seja exemplo como cumpridor da lei, sem queixar-se em rede nacional, por ser punido devidamente.
Espero que o espírito da fraternidade possa um dia fazer parte da consciência e da razão de cada ser humano, fazendo assim a diferença para que se viva, com motivos de comemoração, no tão esperado BRASIL de sonhos.
Autor: Nayara Miranda


Artigos Relacionados


ViolaÇÃo De Direitos Humanos

Trabalho De Direto Internacional Público

Tornando Vívido O Amanhã

A Segurança é Um Dever Do Estado

Moradores De Ruas: Cidadãos Invisíveis?

Contradições Brasileiras

A Polícia E Do Dever Da Reciprocidade Dos Direitos Humanos