O Varejo de Confecções e o Mundial de Futebol



“As empresas pagam fortunas para comprar espaços publicitários na TV que duram apenas 30 segundos. Esse é o formato mais comum. Agora, a Copa de 2010 será um evento único no país, uma oportunidade histórica. Pensem na Copa do Mundo como uma propaganda de 30 dias, com uma audiência de bilhões de pessoas, do mundo todo”. A frase acima é Irvin Khoza, presidente do Comitê Organizador da Copa de 2010.
Quando li esta frase imediatamente refleti na oportunidade do marketing subliminar que vem junto com um Mundial de Futebol.
Associar negócios, produtos ou operações a este tema é garantir “lembretes” gratuitos que possibilitam aumento de negócios principalmente aqui no Brasil.
Somos um país de “boleiros” por natureza que se agregam ou separam pela idolatria de seus times, escolhidos desde a infância.
Quando se trata de Mundial de Futebol, a coisa muda. A rivalidade dá lugar á “corrente prá frente” contagiando quem não tem muita afinidade com futebol.
Passamos a respirar Copa, falar Copa e viver Copa, pois a mídia só fala Copa!
Este Mundial de Futebol é coisa de todas as idades, credos, sexos e camadas sociais!Poucas efemérides têm caracterização tão ampla!
Quando nossa seleção joga, buscamos um “símbolo” por mais discreto que seja para externar nosso sentimento de esperança e vitória. Bandanas, camisetas, pulseira, etc. Qualquer coisa desse gênero é adquirida apenas para durar enquanto dura o Mundial.
Agregar artigos com alusão ao evento Mundial sempre ajuda nas vendas e além do mais, melhoram a caracterização de ruas, lojas, vitrines, e manequins.
As cores nacionais darão um tom descontraído e vibrante, mesmo sendo inverno. Lembre-se de escolher linha de artigos condizente com a segmentação de mercado que o seu negócio atinge.
Tudo fica com cor, cara e clima de Mundial, até mesmo o Dia dos Namorados que acontece na mesma época. Vale à pena então estudar um projeto de decoração e vitrinismo aproveitando adequadamente estes dois bons momentos de vendas!
Terminado o Mundial a caracterização já não traz apego, e pelo contrário pode mesmo, trazer sentimentos negativos de perdas, frustrações e derrotas que podem dificultar o estabelecimento de relações comerciais.
Rapidamente pense em uma nova ambientação causando outra ação de impacto visual, com novos apelos comerciais, imprimindo um novo ritmo.
Pense também em embalagens diferenciadas para nesta época.O grafismo apropriado em sacola faz uma comunicação barata e de bom retorno pois acaba circulando em “outras mãos”.Não esqueça da importância dos licenciamentos de uso dos emblemas oficiais bem como da importância de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
Para concluir por que não caracterizar a equipe de vendas com a motivação do Mundial de Futebol? Se assim for, discuta com a equipe e trabalhe apoiado mais em profissionalismo que intuição. Surgem campeonatos internos e caracterizações pessoais.
As roupas além de traduzirem a caracterização pessoal para o evento devem ser confortáveis e funcionais garantia de conforto e bem estar. Busque orientações junto a um profissional de moda para lhe auxiliar na escolha e adequação deste tipo de vestuário profissional.
Perceba que o Mundial é de curta duração, mesmo assim se traduz em aumento de atividade comercial. Quando bem observados, planejados e operacionalizados os pontos discutidos até aqui se pode esperar melhores resultados para os negócios.
Mundial leva mais tempo para planejar que para realizar. São quatro anos de esforços para um mês de realizações. Sua empresa também usa o tempo da mesma forma: mais no planejamento, menos na realização!
Sucesso aos seus negócios e lembre que em 2014 o Mundial será aqui! Comece já!
Autor: Reinaldo Miguel Messias


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