Dicas em tempos de abundância



Nestes tempos pós crise, é comum que os ganhos acabem mascarando alguns fatores importantes para consolidar nossas empresas.
Fiz uma breve reflexão e elenquei 10 dias para serem sempre relembradas doravante.

1) Enxergue a realidade
As pesquisas e dados têm seu valor, mas o empreendedor precisa conhecer os clientes e o mercado para entender o que eles pensam. A intuição empreendedora se potencializa quando conectada com empregados e consumidores. É sempre oportuno validar intuição com dados!
2) Persiga metas desafiadoras
O mercado é mais competitivo que nossos planejamentos; se quiser realmente desafiar o mercado, comece desafiando sua capacidade empreendedora com metas factíveis, porém ousadas!
3) Empenhe-se na Competitividade
Os princípios da Qualidade, Produtividade e Inovação devem fazer parte de qualquer tomada de decisão a ser realizada na empresa, pois permitem assegurar atitudes competitivas frente aos anseios do cliente. Esta forma de gestão busca criar uma imagem de valor nos negócios e não apenas de oportunidade sob a ótica do cliente.
4) Rastrei seu Cliente
Os negócios lá no fundo continuam a ser a mesma coisa: troca de soluções por dinheiro, agregando valor ao consumidor e lucro ao capital investido. O que muda a cada momento é o cliente, seus hábitos, expectativas, necessidades e desejos.
Saiba mais sobre ele do que ele mesmo supõe! Será fundamental para conquistá-lo e mante-lo.
5) Oriente-se pela Competitividade
Os princípios da Qualidade, Produtividade e Inovação devem fazer parte de qualquer tomada de decisão a ser realizada na empresa pois permitem assegurar atitudes competitivas frente aos anseios do cliente.Esta orientação de gestão busca criar uma imagem de valor nos negócios e não apenas oportunidades percebidas pelo cliente.Competição aprimora!
6) Planeje com 4P’s
Planejar é estabelecer PROPOSITO a ser executado em PROCESSOS mediante competências e atitudes de PESSOAS sempre conectadas em PARCERIAS.
Estabeleça PROPOSITOS adequados; melhore e viabilize os PROCESSOS; treine, eduque e empregue PESSOAS competentes; crie e viabilize PARCERIAS que estabelecerão uma rede de soluções compatíveis com as necessidades de suas operações.
7) Valorize a Clareza e Objetividade
Não perca o foco. Seja objetivo e conciso no falar agir e liderar sua empresa.Cultive este hábito em
8) Oriente-se para Soluções
O novo consumidor é bem informado e valoriza relacionamentos desde que encontre soluções e não problemas em suas aquisições. A cada dia comprar vai se relacionando mais com conhecer e confiar.
9) Lidere sua Empresa
Esteja presente e estabeleça processos que permitam tocar sua empresa através de pessoas, cabendo a você os aspectos estratégicos e delegando sempre que possível os operacionais aos colaboradores sob sua coordenação. Isto requer um sistema de informações e controles apropriados para seu gerenciamento.Cuide bem disto
10) Preserve a Ética
São tempos de mudanças climáticas, preservação socioambientais,para os quais conceitos como CONSUMO CONSCIENTE, PRODUÇÂO MAIS LIMPA, RESPONSABILIDADE SOCIAL vem ganhando força e orientando novas práticas de realização de negócios. Colaboradores, clientes e fornecedores atribuem a sua empresa os mesmos valores éticos que percebem em você! Você é o exemplo ético em sua empresa!

RMM jan/2010
Autor: Reinaldo Miguel Messias


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