Turismo – Uma Assertiva Prática De Inclusão Social



Introdução

Desde o aparecimento do homem na face da terra, o desejo por uma melhor qualidade de vida sempre permeou a mente humana como forma de suprir as suas reais necessidades. Essa busca por melhores e adequados espaços de subsistência identificou como nômades os primeiros seres habitantes do nosso imenso planeta, os quais foram hábeis exploradores a ponto de haver um rígido saqueamento das reservas locais, desfigurando o local antes usado, que, por outro lado, não foram suficientemente hábeis para saber reciclar e reabilitaroutros caracteres também disponíveis, nem atentando para a idealização de um método acurado que fosse capaz de renovar tudo o que fora consumido; e assim, dava-se início a uma característica dos dias atuais que ainda permeia o comportamento humano, i.e., o ato de explorar sem planejar.

Partindo do pressuposto que o homem sempre desejou um bem-estar adequado às suas necessidades, veremos que ele foi instigado pelo próprio instinto a desvendar o "novo", o desconhecido, sem abrir mão também do desejo de estar inserido no seu meio social. Partindo deste ponto, criou-se uma nova descoberta de ofertas que mudaram completamente a maneira de viver de todos nós. O desejo de estar incluso num meio social passou a fazer parte da vida de muitos, infelizmente não de todos, mas de uma considerável maioria com o objetivo de ausentar-se das rotinas diárias, do dia-a-dia, a fim de mesclar as estressadas cabeças pensantes com atividades devidamente planejadas. A partir daí, o mundo tornou-se pequeno. Foram desenvolvidas políticas adequadas e voltadas para transformar o sonho de desvendar outros mundos através das viagens numa realidade inovadora, uma vez que com o surgimento de várias tecnologias fronteiras foram quebradas e mundos revelados através da genialidade de um cidadão inglês chamado Thomas Cook ¹. Devido à sua inovadora idéia de deslocar um grupo de pessoas para um determinado lugar e com os mesmos objetivos, Cook tornou-se o primeiro agente de viagens do mundo que teve a idéia de fretar um veículo com tarifas atrativas ao público e, com a expansão da estrada de ferro na Europa, a proliferação de viagens aumentou consideravelmente a ponto do próprio Cook organizar sua agência de viagens, integrando ao seu rol de negócios indivíduos interessados em dar seguimento ao novo empreendorismo, cuja idéia foi imediatamente copiada por outros, atraindo um maior número de pessoas dentro para um novo contexto social que possibilitou uma nova perspectiva de vida.

Ao ato de viajar surgiu o Turismo, cuja origem segundo BARRETO (1995) 26 coloca que o vocábulo tour (grifo nosso) é de origem francesa e significa "volta". ANDRADE (1992) completa afirmando que "a matriz do radical tour (grifo nosso) é do latim, através do seu substantivo tourns, do verbo tornare, cujo significado é "giro, volta, viagem ou movimento de sair e retornar ao local de partida."27

Devido à expansão tomada pelo turismo, segundo os mais experientes e renomados estudiosos, no mundo atual o turismo é reconhecidamente o fenômeno capaz de gerar investimentos e movimentar economias, atraindo riquezas para os chamados países em desenvolvimento, já que o turismo interage com os mais variados segmentos que formam o todo social. (Fonte: Organização Mundial do Turismo – OMT).

Desenvolvimento


Autor: Hilton Rocha


Artigos Relacionados


AdministraÇÃo Da ProduÇÃo - Recursos FÍsicos, Materiais E Humanos.

Poluição Ambiental

Tu és...

Suicídio

O Salmo 23 Explicitado

Turismo E Patrimonio

Serviços De Viagem à Delivery