Empresa e as "Equipes de Alto desempenho"



A busca por maior competitividade nos negócios, que viabilize melhores resultados econômicos e financeiros, acaba sempre se deparando com os processos de aumento de produtividade nas operações e na necessidade de parceiros internos criativos, adequadamente treinados e comprometidos com a empresa.
Quando falamos de equipes criativas e de alto desempenho muitas vezes deixamos de abordar as questões fundamentais que tornam isso possível. Como dizia Geraldo Vandré em “Disparada” “... gente é diferente!” e aí vem o maior de todos os problemas da Gestão de Competências, ou seja, como harmonizar e transformar um grupo de pessoas competentes e criativas em uma equipe vencedora?
Fazendo uma analogia ao esporte, como transformar um grupo de jogadores em início de campeonato num time comprometido, motivado e vitorioso?
Será que apenas altos salários, benefícios, incentivos, agrega valores e permite condições adequadas de desempenho? Acho que não. Valores intrínsecos de caráter e personalidade são fatores a serem tratados e harmonizados em prol da consecução de objetivos coletivos!
Vou propor aqui uma breve reflexão sobre desafios que considero indispensáveis serem vencidos na obtenção de um ambiente de trabalho criativo, motivador e de valores individuais alinhados para o trabalho em equipe de alto desempenho.

1- Harmonizar Propósitos. Quando “juntamos” pessoas e as colocamos num processo produtivo nem sempre estão claros objetivos e expectativas que justifiquem a permanência de cada um em sua atividade. Trabalho, algo construtivo, edificante, desafiador; Emprego, algo entediante, rotineiro, morno, apenas pelo dinheiro. O primeiro grande desafio é criar nas pessoas o entusiasmo pelo Trabalho e não pela manutenção do Emprego (ou puro ganho financeiro) através da disseminação de valores e desafios individuais contrapostos aos objetivos da empresa.

2- Desenvolver Confiança. Confiar vem de atribuir fé, enquanto que acreditar vem de dar crédito. Confiança é um sentimento abstrato, enquanto Crédito é algo material, concreto! Confiar compromete, enquanto acreditar apenas envolve as pessoas. Quando as pessoas confiam umas nas outras (técnica e socialmente) costumam acreditar e respeitam-se mantendo relações profissionais e relacionais de maneira transparente e saudável. O segundo grande desafio é despertar no grupo o sentimento de confiança como base para a credibilidade nas relações e operações.

3- Introduzir Indicadores. As equipes de alto desempenho não surgem por acaso nem por fatalidade. São extremamente orientadas por Indicadores de Desempenho e Gestão e a todo o momento comparam seu desempenho efetivo com parâmetros previamente acordados e estabelecidos, corrigindo seus desvios em prol do sucesso da operação. Seguem a risca o famoso “Um por todos e todos por um” sem o que chamo de “corporativismo perverso” que protege o faltoso acima da falha. O terceiro grande desafio é promover um diálogo aberto e transparente voltado a elaboração, pactuação e instituição de um sistema de Indicadores de Desempenho objetivando melhorar a gestão e servindo de ferramenta norteadora da equipe.

4- Estimular a Competitividade. Pode até parecer estranho estarmos propondo um aumento de competitividade como fator para desenvolvimento de uma equipe de alto desempenho. É que temos nos acostumado a associar competitividade com competição e não com competência. O que desejamos é que a equipe zele pela competência. De que forma? Buscando com todo o empenho possível dividir conhecimentos pessoais com os demais, a fim de fazer a equipe sempre estar evoluindo. Viva a individualidade, abaixo o egoísmo.Todo conhecimento prático e individual absorvido na relação de atendimento ao cliente, seja pela venda de produtos ou pela prestação de serviços deve ser estimulado para ser compartilhado com toda a equipe. Neste caso, dividir os acertos com todos faz com que a quantidade de acertos possa ser multiplicada em curto prazo em função do aumento de clientes bem atendidos a partir desta disseminação de conhecimentos. O quarto desafio é estimular a competitividade na equipe mediante a busca pela complementação dos conhecimentos individuais disponibilizados ao todo.

5- Aprimorar a Comunicação. Promover debates voltados à resolução de conflitos e problemas é fundamental para melhorar a sinergia da equipe. A falta de transparência na comunicação acaba por promover o surgimento de adivinhações e fofocas, minando o grupo e o clima organizacional. Esconder ou adiar para nunca a discussão e solução de problemas, por mais doloridos que sejam, é o caminho para quebrantar o desempenho da equipe. O quinto desafio é sistematizar as formas de comunicação, formalizando em comunicados e fóruns de debates que envolvam a todos!

6- Viabilizar o Moderador. Toda equipe de alto desempenho, apesar de gozar de autonomia pelas responsabilidades atribuídas, necessita de diretrizes claras e de agentes balizadores de tomada de decisão. Alguém tem que assumir a coordenação e ser o “coach” que aloca os recursos e altera as estratégias no decorrer do jogo! Alguém de visão clara do propósito e com visão dinâmica do processo. Alguém imparcial nos julgamentos, sempre direcionado pela voz do cliente e pelas disponibilidades da empresa. Este “coach” tem por missão harmonizar expectativas e ser o conciliador da equipe frente às metas perseguidas. O sexto desafio é contar com a colaboração de um agente moderador imparcial que harmonize objetivos e pessoas em benefício de resultados.

7- Priorizar a Qualidade. Faço aqui minha defesa de tese “Nenhuma empresa evidencia qualidade superior ao somatório das qualidades individuais de seus colaboradores” Difundir uma visão de “ausência de defeitos” voltada aos objetivos da Qualidade Total tem um caráter transformador e entusiasta em toda equipe. Pare de atribuir padrões “policialescos”, ostensiva e punitiva, a qualidade e prepare toda equipe para voltar-se a ações pró-ativas e inovadoras no âmbito de suas responsabilidades e atribuições. Fazer continuamente melhor desde a primeira vez deverá ser o objetivo de todos. O sétimo desafio é disseminar uma visão da Qualidade de Gestão envolvente e inovadora que atinja indistintamente toda a equipe promovendo um novo pensar e agir o negócio.

Estes sete desafios que propus para reflexão se originaram de duas grandes questões que me foram feitas e que são feitas por milhares de empreendedores: Como criar um sentimento de equipe? Como desenvolver o comprometimento?
Quero concluir que as respostas para estas questões passam por uma avaliação dos propósitos de Gestão do negócio e invade o limite das relações humanas de credibilidade e satisfação.
Uma ação empreendedora voltada à inovação, seriedade e quebra de velhos paradigmas como o tradicional “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, que encare desafios de forma corajosa e ousada é a grande esperança de resposta a estas questões

publicado em http://reinaldomessias57.blogspot.com
dez/2009
Autor: Reinaldo Miguel Messias


Artigos Relacionados


Palestras In Company, Treinamento In Company, Palestras Motivacionais - 11 3081-1156

Palestras In Company, Treinamento In Company, Palestras Motivacionais

Gestão De Equipes

Palestras E Treinamentos MotivaÇÃo E Trabalho Em Equipe - In Company

Consultoria Customiza Palestras E Treinamentos In Company - 11 3081-1156

Ferramenta Estratégica Para A Gestão Do Capital Humano

Construindo Uma Equipe De Sucesso