CATÁSTROFES NATURAIS: DE QUEM É A CULPA



Os problemas decorrentes das chuvas sejam em São Paulo, Rio de Janeiro ou mesmo no Ceará estão intimamente relacionados com a má gestão de nosso espaço público e da exclusão social que leva pessoas a terem que se refugiar em áreas de risco certamente impróprias para moradia ou para qualquer tipo de ocupação. Logo após as catásfrofes anunciadas previamente por estudiosos ou mesmo pelos menos aquinhoados com o conhecimento vem à tona a culpabilização da natureza e uma suposta explicação divina sobre tais problemas. O problema com certeza não é a natureza e está intimamente ligado ao modelo de sociedade que tem sido criado e que transforma as pessoas em meros consumidores que terão mais se tiverem dinheiro para isso. Vale ressaltar que os problemas de ocupação de áreas de risco não são novos e refletem plenamente o modelo econômico que exclui , segrega e provoca situações de desespero e dor.
No rol dos problemas gerados pela má ocupação do solo urbano é preciso refletir que temos que garantir a todos o espaço para vivência de forma igualitária e promover também formas corretas de aproveitamento da natureza sem agressões com respeito à declividade dos terrenos , ao processo de ocupação de encostas e verificação da fragilidade de nossos ambientes naturais a processos de desmatamento, assoreamento e destruição de encostas que com certeza se refletirão em geração de grandes catástrofes que certamente não são naturais.
É preciso gerar consciência dos homens em relação ao processo de interdependência dos elementos naturais e buscar urgentemente formas que gerem idéias de sustentabilidade, visão de ecoeficiência e melhoria dos padrões de vida das pessoas para que todos possam ter acesso a conhecimento e mudança das formas de ocupação de nossas áreas naturais. É preciso também que se gerem políticas públicas que coibam especulação imobiliária que sempre terá voracidade em nossos ecossistemas e que trarão reflexos nefastos para nosso ambiente e para a vida dos seres que nele vivem.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Ambiente, Empresa E Cidadania

O Dia Da Terra - ReflexÃo Urgente

O Meio Ambiente De Todos NÓs

Nosso Papel No Planeta

(2011) Das Conquistas, As Dores:

Como Lutar Pela Defesa Do Verde

A ProblemÁtica Ambiental E O Papel Da Escola