QUE POLÍTICA É ESSA?



Decididamente temos que mudar os rumos da vida política do país onde a corrupção quase generalizada , os jogos de interesse , a troca de favores, o uso da máquina pública para serviço próprio são traços marcantes do processo político em nossa sociedade. O que está se fazendo na política hoje fundamenta a necessidade de revisão de práticas em vigor no cenário atual, pois o povo está se afastando do processo político e renegando a sua participação em termos de votos e por acreditar que todos os políticos são iguais. A prática política requer abnegação pelos representados e interesse pela gestão pública responsável, austera e completa de dignidade. A formação para a vida política deve começar na vida escolar e acompanhar todos os ritmos de vida dos indivíduos levando – os a compreender ideologias, verificar comportamentos dos personagens e entender o que se esconde entre acordos, conchaves e formação de grupos de poder.
No contexto atual é cada vez mais importante desenvolver no povo a verificação do processo político que tem sido praticado para analisar as idéias dos políticos e sua prática na realidade. É comum os grupos políticos antes de chegar ao poder criar falsas expectativas indo de encontro aos anseios do povo efetivando discursos repetitivos que acabam enganando o povo e que com certeza não se concretizarão em sua prática cotidiana. A política tem se transformado em processos de criação de discursos e comprometimentos que tem como objetivo garantir apenas o voto o que não se afirma no verdadeiro compromisso.
O processo político precisa ser mudado e as lideranças sérias, éticas e comprometidas com a verdade e com os interesses da população deverão ser estimuladas para expurgar da vida política aqueles que não se afinam com as demandas que o povo quer e precisa. A prática política deve ser eivada de responsabilidade e dignidade em todos os sentidos para garantir que o poder seja democrático, participativo e voltado para o que merece o povo em termos de garantia e fortalecimento de seus direitos mais urgentes e necessários.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Jogo PolÍtico: Quem Perde É O Povo

Povo Sem EducaÇÃo: DominaÇÃo Em Alta

O Fim Da EducaÇÃo No Brasil

A Tática Da Manipulação

Educar Para A Cidadania

Para Onde Seguimos?

Cuidado! Eles Estão à Solta