ÉTICA JORNALÍSTICA



Ética é um conjunto de princípios e valores destinados a orientar o comportamento humano perante á sociedade.
Cada pessoa tem seus princípios éticos e morais que guiam e impõe limites a suas condutas.
A moral é tida como um conjunto de princípios e regras, devendo estes ser seguidos para o bom comportamento humano, e que dominam os valores relacionados ao que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é mal.
“Um jornalista brasileiro de um grande órgão da imprensa afirmou numa conferência que, quando um deles se senta para escrever um texto, pensa em três coisas (não me lembro se a ordem era esta ou se tinha sentido hierárquico ou não): nas fontes; no dono do jornal; nos colegas desempregados do lado de fora da redação.
Pode ser útil esse enfoque para entender essa espécie de unanimidade que se instaurou na grande mídia. Se toda unanimidade é burra - como chamar a esta?
Com a exceção do Zé Simão, pode-se dizer que nenhum outro colunista regular dos órgãos de maior tiragem e maior audiência desses órgãos deixa de se identificar com a posição dos proprietários das publicações onde trabalham. Nem sequer aparência de neutralidade. Todos parecem soldados, cabos ou tenentes de um mesmo batalhão, cada um atacando com a arma que lhe corresponde. Mas o alvo é sempre o mesmo.
Como se sentirão os jornalistas que agem dessa maneira? Que consciência têm do papel que estão desempenhando? Será que se dão conta de como estão jogando pela janela a credibilidade que tiveram - ou que acreditam ainda ter?
Se sentem cômodos em coincidir rigorosamente com a posição dos proprietários da empresa em que trabalham? Não olham para os outros espaços - do jornal, revista ou TV -, para se darem conta como estão todos escrevendo cada vez mais igual?
Se pensam nas fontes, no dono do jornal e nos desempregados (não para protegê-los, mas com medo de se tornar um deles), que compromisso com a verdade, com a democracia, com o país e com o povo se pode esperar deles? Talvez esse enfoque ajude a entender a pior crise de credibilidade da grande mídia brasileira - depois daquela do golpe e da ditadura militar, com que todos eles estiveram comprometidos”.
Não serão os jornalistas da grande mídia quem enfrentará este enorme problema, sem cuja resolução nunca haverá democracia política no Brasil. Cabe à esquerda e aos democratas em geral enfrentá-lo.
Portanto, o papel fundamental da ética é formar pessoas capazes de viver com plena consciência de que existem na sociedade normas que lhes são propostas, e que cabe a cada um escolher o que é o melhor, e que estas normas só existem para o bem comum da sociedade.
É pela educação que estaremos construindo uma sociedade mais digna e justa, desta forma, conseguindo obter um novo tempo onde á paz, verdade e justiça.
Autor: Antônio Lucio de Freitas Junior


Artigos Relacionados


A Ética E A Moral Na Educação

Ética Profissional

ética Na Sociedade

Ética No Direito

Ética E Cidadania

Ética: NecessÁria Em Tudo

Valores Formativos Da Sociedade Brasileira: Ética E Moral