De repente , Gina...



Você já perdeu o sono no meio da noite?! Bem isso aconteceu comigo outro dia...
Eram mais ou menos 2:00hs da manhã e prá tentar relaxar decidi assistir a um filme na TV. Caí direto no Cine Conhecimento do canal Futura, e qual não foi minha surpresa, um filme com título original – Frühstück mit einer Unbekannten : Café da manhã com uma desconhecida, porém no Brasil, De Repente, Gina (Suddenly Gina). Gente, que surpresa o enredo se baseava em dados políticos reais, da Unicef, com as metas para desenvolvimento sustentável, até 2015, pesquise no site da Unicef e confira.
Na história o protagonista participaria de um Encontro do G8 na Alemanha,acompanhado por Gina (Julia Jentsch). Evidente que o enredo foi embalado por um romance, porém tendo como pano de fundo a pobreza Mundial e a mortalidade infantil. O filme apresentou então, componentes antagônicos que propiciariam discussão e o confronto. O personagem era responsável por toda a pesquisa de dados para o Ministro das Finanças, que estaria na mesa de negociação com o primeiro escalão do G8. Sua acompanhante seria uma parteira, arquétipo ideal, para transpor a linha tênue que separa os "dados de pesquisa", da "realidade" da pobreza e morte infantil.
Bem você poderá conferir, se quiser, a história que me fez refletir por horas, dias, e escrever ponderando comigo mesma...
Não há como fechar os olhos à disparidade, desconexidade entre as ações públicas para a erradicação da pobreza , as iniciativas para a mudança deste quadro, e os resultados alcançados. Segundo Unicef " O Brasil está no rumo de alcançar o ODM 4, que trata da redução da mortalidade infantil. O País fez grandes avanços (a taxa de mortalidade infantil caiu de 46,9/1000, em 1990, para 24,9/1000, em 2006). Contudo, as disparidades continuam: as crianças pobres têm mais do que o dobro de chance de morrer, em comparação às ricas, e as negras, 50% a mais, em relação às brancas". Quer ver uma breve atualização destes dados? ok:
(Anup Shah) Atualização domingo, 28 de março de 2010
Esta página http://www.globalissues.org/article/715/today-over-24000-children-died-around-the-world . Mais de 24.000 crianças morrem diariamente em todo o mundo.
Isso é equivalente a:Uma criança morre a cada 3,6 segundos.
Dezesseis a dezessete crianças morrem a cada minuto.
Pouco menos de 9 milhões de crianças morrem todos os anos.
Cerca de 79 milhões de crianças a morrer entre 2000 e 2007.
Caro amigo, a ficção, o filme despretensioso, encontrado em meio à uma noite mal dormida, me fez voltar os olhos a uma realidade, que é nossa, enquanto seres humanos, enquanto brasileiros. E como reagir a essas questões, como intervir de forma efetiva, se voce tem feito algo e quiser compartilhar será muito proveitoso, por enquanto eu como cidadã prossigo perpléxa.
E você Cristão ativo, membro incansável da Igreja do Senhor, como reage diante desta dura realidade?!
Na Bíblia Sagrada, o livro de João 10:10 cita: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu(Jesus) vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Em Jesus não há lugar para negação de qualidade de vida (o ladrão vem prá matar), em Jesus não há lugar para aniquilação de sonhos e oportunidades, nem tão pouco usurpação de direitos( o Ladrão vem prá roubar),em Jesus não há destruição de vida( o ladrão veio prá destruir), Jesus Cristo veio para dar vida e a oferece em abundância, e atente, quando eu extraio do texto a menção desta vida abundante em Jesus, não estou nem de longe referindo-me à construção capitalista de vida abundante que muitas vezes é disseminada por alguns grupos discursantes da vida do Cristo. Mas estou assegurando, com toda a certeza e tranquilidade, que o evangelho de Jesus resgata a dignidade humana, iguala os homens e respeita o seu direito como cidadão!
Pense nisso, ore, atue em causas humanitárias, informe-se, não se deixe alienar e imprescindívelmente vote com conciência, rechace a manipulação, você tem nas mãos a oportunidade de intervir de forma político-social!
Um abraço da vovó Noemia!

De repente, Gina (Frühstück mit einer Unbekannten). 2007. Alemanha. Direção Maria von Heland. Roteiro: Martin Rauhaus. Elenco: Julia Jentsch (Angelina ‘Gina’ Franke), Jan Josef Liefers (Laurens Wagner), Stefan Kurt, Andrea Sawatzki, Iris Berben, Jürgen Heinrich, Simone Thomalla, Catherine Deneuve. Gênero: Comédia, Romance. Duração: 90 minutos. Produção para a TV. Remake do filme britânico ‘The Girl in the Café’, de Richard Curtis, de 2005.

Noemia de Oliveira Brandão.
Autor: Noemia de Oliveira Brandão


Artigos Relacionados


Fé E Comércio

Um Lugar No Ceu

Qual é A Boa Nova Que Jesus Nos Trouxe ?

Filmes Online- No Seu Pc

Jesus é A Nossa Esperança

Jesus é A Nossa Esperança

Povo Sem EsperanÇa?