MEIO AMBIENTE: SUA PRESERVAÇÃO É UM DEVER GLOBAL
Dentro deste panorama, o meio ambiente tornou-se uma preocupação mundial, seja para a preservação dos ecossistemas, seja para a precaução de novos desastres mundiais consequências de um meio ambiente em desequilíbrio. Dessa forma, o meio ambiente passou a ser tratado de uma forma global, sendo que sua discussão ultrapassa os limites territoriais dos países tornando-se assunto de dimensão internacional, haja vista que todos os seres humanos em qualquer parte do mundo possuem a preocupação com o futuro do planeta e da humanidade.
De fato a primeira manifestação global para a preservação dos direitos de todos os seres humanos sem distinção de nacionalidade, etnia ou religião, ocorreu após o término da Segunda Guerra Mundial com o advento da criação da “Organização das Nações Unidas - ONU”, onde as nações se consolidaram para manter a paz e a segurança mundial, consubstanciada em efetuar a cooperação internacional na solução dos problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural e humanitário.
No final da década de 60, a ONU que é formada pelos Estados-soberanos membros, observando o canário mundial com o avanço exacerbado do crescimento econômico e da industrialização predatória, passou a preocupar-se com a poluição do ar, da água e do solo.
Diante da situação, a ONU realizou a “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em junho de 1972, na cidade de Estocolmo na Suécia. Desta Conferência houve a criação do “Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA”, o qual possui como principais objetivos manter o estado do meio ambiente global sob contínuo monitoramento, alertar os povos e as nações sobre os problemas e as ameaças ao meio ambiente, bem como recomendar medidas para aumentar a qualidade de vida da população sem comprometer os recursos e serviços ambientais das futuras gerações.
Ainda, nesta Conferência houve a aprovação da “Declaração sobre o Meio Ambiente Humano”, a qual também ficou conhecida como “Declaração de Estocolmo”, cujo principal objetivo é a cooperação internacional para a proteção do meio ambiente, sendo este um princípio geral do Direito Internacional.
No Brasil, o PNUMA atua na disseminação na sociedade de informações sobre os acordos ambientais existentes, programas em temas ambientais pautados para a agenda global, promover a participação dos profissionais especializados e das instituições para iniciativas em ações internacionais sobre o meio ambiente.
Atualmente, o principal objetivo do PNUMA é proporcionar a discussão e a tentativa de obter programas de ação para problemáticas como: as mudanças climáticas, a gestão de ecossistemas e biodiversidade e o consumo sustentável dos recursos naturais.
Enfim, após detida análise do histórico da criação de entidades internacionais preocupadas com o meio ambiente, observa-se que tais são de grande utilidade para o desenvolvimento da humanidade, haja vista que se o homem com a sua atividade predatória à natureza destruir o meio ambiente estará infelizmente estabelecendo sua sentença de morte e extinção dos seres vivos no Planeta Terra, razão pela qual a preservação do meio ambiente é um dever de todos a fim de garantir um direito global à vida e consequentemente das futuras gerações.
Autor: Juliana Santos Amaral
Artigos Relacionados
Dia Mundial Do Meio Ambiente
Aspectos Históricos Relevantes Ao Surgimento Do Direito Ambiental
ConsciÊncia EcolÓgica Revisitada
Evolução Histórica Concernente à Proteção Do Meio Ambiente
A Matemática E O Dia Do Meio Ambiente E Ecologia
Rio +20: Vinte Anos Da Eco-92
Direito Internacional E Proteção Ao Meio Ambiente