A GELATINA E SUAS POUCAS CALORIAS



A GELATINA E SUAS POUCAS CALORIAS


Quando o assunto é dieta, a gelatina está presente no pensamento da maioria das pessoas. Alimento com poucas calorias, é também rico em proteína e, além disso, ajuda a controlar a vontade, muitas vezes compulsiva, por doces.
Muito saborosa e refrescante, a gelatina é de fácil preparação e tem baixo custo de mercado.
Mas não pense que este gostoso alimento deva estar presente na mesa, apenas daqueles que tem como objetivo a perda e até mesmo o controle de peso, pois sendo saudável é indicado para todos que buscam se alimentar com qualidade, ou seja, obter saúde.
Composta por aminoácidos, que são essenciais ao corpo, favorecem a síntese de colágeno, substância que ajuda a sustentar os tecidos auxiliando na firmeza dos mesmos.
Versátil, pode ser adquirida em folhas, em pó com sabor, ao natural ou em cápsulas. Porém, existe uma diferença entre a gelatina que compramos no supermercado (sobremesa) e a gelatina vendida em casas de suplementos alimentares.
As casas de suplementos vendem o colágeno em pó, ou em cápsulas, que é o colágeno em sua forma pura. Já a gelatina - sobremesa, que compramos no supermercado, também tem colágeno na composição, porém, em menor quantidade.
Se a escolha por esse alimento estiver relacionada ao controle da vontade de comer doces, a gelatina vendida em supermercados é uma ótima opção, na versão diet, melhor ainda!
Se o intuito for auxiliar no fortalecimento de unhas, cabelo e firmeza da pele, as versões em cápsula e em forma de suplementos são bem-vindas!
A gelatina (ou colágeno hidrolisado) é isenta de gordura, colesterol e carboidratos. Ela é composta por cerca de 84 a 90% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e 8 a 15% de água.
A sensação de saciedade pode ser percebida após o consumo de gelatina, pois ela se liga a uma grande quantidade de água. Além disso, seu alto teor protéico permite o uso em dietas. A gelatina também pode substituir ingredientes mais pesados e calóricos no preparo de pratos.
Você caro (a) leitor (a) pode estar se perguntando: “Muita gelatina faz mal para a saúde?” Pois então, a resposta é não. Porém, ela não deve ser usada como única fonte de proteína, mas apenas fazer parte de uma dieta variada e equilibrada nas mesmas, além dos carboidratos e gorduras.
É interessante notar que a adição de gelatina no cardápio ajuda a complementar a ingestão de proteínas de outras fontes, como carne, ovos e feijões.
Lembre-se de que a alimentação saudável deve abranger os vários nutrientes e não um apenas. E que ter uma vida ativa e feliz, faz toda a diferença!
Uma boa semana!!!

Izaara Alvarenga
Nutricionista
Autor: Izaara Alvarenga


Artigos Relacionados


Mousse De Limão

Colágeno

Colageno Hidrolisado: O Que é Este Produto?

Uma Sobremesa Saudável E Gostosa

Colágeno?! Afinal Para Que Serve E Quais Seus Benefícios?

Como Comer Fora E Não Sair Da Dieta

Suplementos Para Musculação