Tendências Do Tráfego Urbano



Você já se perguntou como seria se não houvesse engarrafamentos nos grandes centros urbanos? De acordo com estatísticas do DENATRAN Departamento Nacional de Trânsito, em 2003 o país possuía 37.144.993 condutores habilitados em todas as categorias do código de trânsito brasileiro. E neste mesmo ano, na região Sudeste do nosso país havia 20.083.423 veículos trafegando em vias públicas. Sendo que 10 anos antes, ou seja, 1993 havia na mesma região uma frota de 13.525.604 veículos automotivos. Crescimento considerado acelerado se comparado com a estrutura viária do país. O crescimento da frota de veículos não foi acompanhado pelos investimentos em infra-estrutura em vias urbanas e estradas.

Aproveitando a frieza dos números, chegamos aos questionamentos pertinentes ao assunto, como por exemplo, como comportar os próximos milhões de veículos que estão por vir? Os engarrafamentos nas metrópoles brasileiras se dão por diversos fatores. A falta de confiança e conforto dos meios transportes coletivos, vias com planejamentos relativos à capacidade de frota feito para curto prazo, baixa qualidade da malha viária, poucas alternativas ousadas que já obtiveram sucesso em outros países mais desenvolvidos. Enfim, existe uma cadeia de informações para serem estudadas e analisadas visando soluções para atender, em um futuro próximo, a demanda exacerbada de veículos automotores nas grandes metrópoles.

A aquisição facilitada de automotores gerou um boom na realidade das fabricantes deste segmento de mercado. A partir de meados dos anos 90 houve uma nova era mercadológica para esta indústria, onde parcelamentos, baixas taxas de juros e valores de entrada irrisórios, foram tornando-se fundamentais para se manterem no mercado. Com isso, visualizamos um crescimento contínuo do mercado automotivo, conforme cita o presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb, para reportagem do site Valor Online, no dia 05/09/2006:


Autor: Paula Maciel


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