O papel do Brasil junto as ações da ONU



Após a 2º Guerra Mundial o homem se viu obrigado a criar uma instituiçao internacional em busca de manter a paz e a segurança no mundo, surgindo assim a ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS).
Atualmente a ONU é formada por centenas de países, que visam acabar com os diversos problemas mundiais como a pobreza, criminalidade, falta de assistência de saúde, dentre tantos outros direitos fundamentais que esta resguarda, tendo como um de seus maiores objetivos proporcionar ao homem condições dignas de vida.
Para facilitar que suas ações sejam mais eficazes a ONU se subdivide em seis órgãos, sendo eles: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova York, com exceção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.A Organização das Nações Unidas está interligada a diversos organismos das mais variadas áreas, juntas celebram trabalhos de desenvolvimento econômico, político e educacional.
No Brasil é visível o bom trabalho desenvolvido por esta organização, principalmente por meio da UNICEF, nota-se a capitação de recursos para ajudas humanitárias e a diversidade de programas sociais evitando marginalização de crianças pobres.
O Brasil através de seus embaixadores, é representado em vários países, participando de forma contínua dos processos de tomada de decisões e das atividades coordenadas pela ONU, em Nova York toma parte dos eventos da instituição os quais podem interessar o país. Nosso país é um dos membros nao-permanentes que participa do Conselho de Segurança.
Em Genebra o Brasil atua em ações na própria sede da suíça, ficando encarregado de realizar trabalhos na África , no Oriente Médio e na Ásia. Já na sede de Roma os trabalhos tem como base acabar com a fome, dar boas condições de alimentação as pessoas carentes, assim como em Paris a equipe de brasileiros tem como missão resguardar a paz e os direitos humanos.
Todas essas embaixadas brasileiras que atuam em conjunto com as Nações Unidas são mantidas pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Autor: Bruna da Silva Ferreira


Artigos Relacionados


Direito Internacional Público: Organização E Objetivos Da Onu.

Cinco Novos Países Serão Eleitos Como Membros Do Conselho De Segurança Da Onu

Guerra Fria.

A Candidatura De Um Brasileiro À Fao (organizaÇÃo Das NaÇÕes Unidas Para A AlimentaÇÃo E A Agricultura)

Reforma Da Onu: InserÇÃo Do Brasil Como Membro Permanente No Conselho De SeguranÇa E PreservaÇÃo Ambiental

Conselho De Segurança Das Nações Unidas Derruba Acordo Brasil-turquia-irã, Com Aprovação De Novas Sanções.

O Tribunal Penal Internacional E O Julgamento Dos Horrores De Slodoban Milosevic