Pesquisa de Mercado - A ferramenta
A pesquisa de mercado direciona empresas à invenção de novos produtos, à melhora de produtos existentes, à retirada do mercado de produtos com baixa aceitação e até a tomada de decisão de estratégias corporativas.
Hoje em dia é fácil ver grandes empresas com várias unidades de negócios diferentes, são investimentos feitos em novos negócios que fazem com que seus gestores coloquem marcas consolidadas em novos segmentos de mercado.
A pesquisa é de fundamental importância na recepção de informações sobre a qualidade de produtos e principalmente de serviços. E medir não é fácil, deve-se ter o bom censo, analisar o que será perguntado e não ter influencia nos resultados. Parte desse trabalho deve ter também o comprometimento daqueles que o fazem, pois até na pergunta de um eventual entrevistado/participante, o entrevistador não deve influenciar a resposta.
Grandes empresas viram seus negócios se afundarem e por serem grandes, tomaram a decisão de ter não somente um SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor simples, e sim, uma Gestão de Satisfação ao Cliente, que com essa gestão, buscam as opiniões dos consumidores de seus produtos, respeitando suas opiniões, trabalham essas informações para que se erre cada vez menos.
Outras grandes empresas têm marcas “queimadas” no mercado, mas trabalham nas pesquisas de mercado, modificam produtos, exige qualidade dos seus fornecedores, formam novos produtos, criam novas marcas e retornam fortes ao mercado. São as pesquisas de mercado dando novos rumos às empresas que, teoricamente, não teriam mais mercados.
Danilo Lali - Pós Graduado em Competitividade Empresarial e com Formação Superior de Tecnologia em Marketing, presto o serviço de Consultoria em Marketing para Pequenas e Médias Empresas, através da Lali Consultoria em Marketing, além de promover Cursos, Palestras e Treinamentos.
Contatos: E-mail: [email protected]. Veja também o Site: www.lalimarketing.com.br e o Blog Pessoal: www.danilolali.blogspot.com.
Autor: Danilo Lali
Artigos Relacionados
Oportunidades Ou Ameaças?
O Sinônimo De Uma Marca
Marketing Político E As Eleições
Futebol Do Abc Na Elite Do Paulistão 2011
Concorrência: Estratégias Para Diferentes Mercados
Tryvertising: Fusão De Pesquisa De Mercado, Propaganda E Mídia Social
Gestão Estratégica Do Conhecimento