Concepções da Linguagem



A atividade linguageira do homem está ligada com a sociabilidade entre as pessoas; dependemos da língua para nos comunicar, e quando o fazemos, estamos produzindo textos orais ou escritos, envolvendo diversas concepções de diálogos.
Existem variações lingüísticas nas comunicações entre os povos, respeitando países e suas respectivas regiões, no qual todos estão envolvidos de maneiras diversas.
A língua na sua concepção primordial, pode ser representada como código, baseada no instrumento de comunicação e de sujeito; o texto é um simples produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor e ouvinte.
Além das variações regionais, a língua varia conforme a classe social, o nível de instrução, a faixa etária, a época e a situação de comunicação, transformando pessoas com dialetos e formas diferentes de se expressar, comunicando-se também com alguns tipos de linguagem, como no caso do teatro ( palavras, gestos, cenários, trajes, luzes e máscaras ) e do cinema (fotogramas, palavras, música, cenários e movimento), portanto, a língua, o texto, a leitura e o sujeito estão interligados na comunicação, influenciando no comportamento e no modo de cada ser humano se expressar.
Autor: LUIZ HENRIQUE DURAN RUIZ


Artigos Relacionados


Língua

A VisÃo LÉxico-semÂntica E LinguÍstica Da Obra Gabriela, Cravo E Canela, Do Autor Jorge Amado

Linguagem E Poder: A Estigmatização Linguística No Brasil

Linguagem E Comunicação

A Discriminação Ao Português Brasileiro.

Língua Gestual Para Bebés

A Pluralidade De PÁtrias