Como Preparar sua Loja para Vender Mais - Parte III - Lay Out



Independente do segmento de atuação de uma loja é imprescindível que exista espaço suficiente entre as araras ou gôndolas, para permitir a circulação dos clientes. Vãos e corredores estreitos além de prejudicarem a visualização dos produtos expostos e dificultar sua localização criam uma percepção de desconforto e geram atropelos entre os clientes, impedindo que dois ou mais clientes estejam tentando visualizar os mesmos produtos simultaneamente.
Os clientes devem ter condições de visualizar a loja por praticamente toda sua extensão. Evite araras e gôndolas com alturas superiores a 1,50 m e ilhas de caixas impossibilitando a visualização do interior da loja etc.

Uma loja que apresente circulação confortável em seu interior possui vãos de aproximadamente 1,40m, proporcionando “mão-dupla”. Se não for possível disponibilizar este espaço, procure liberar o máximo de tamanho possível. Existe facilidade de fluxo no ambiente quando não há ocorrências de aglomeração em nenhum ponto, durante o dia todo.

Se há um produto que se deseja proporcionar maior destaque seja por se tratar de promoção ou mesmo lançamento é necessário que seja desenvolvido uma sugestão ao cliente, persuadindo indiretamente a direção que ele deve ir. Esta sugestão pode ser feita através de exposição de outros produtos que despertem seu interesse ou sejam agregados aos produtos expostos (tendo aderência, fazendo que ele sinta a necessidade de se deslocar em direção do outro produto que o completa).

O acesso a loja deve ser o mais simples possível. É importante evitar degraus e outras barreiras que dificultem o acesso dos clientes no estabelecimento. A largura mínima de uma porta deve favorecer o acesso de cadeirantes. Caso a porta precise permanecer fechada, seja por segurança ou devido a climatização ambiente, prefira portas em vidro para manter uma boa visualização do interior da loja. Não se esqueça de sinalizar as portas com adesivos pois desta forma evitará acidentes. Sempre há pessoas descuidadas que não percebem que as portas estão fechadas e acabam se chocando contra elas.

É sugerido que os móveis e equipamentos (gôndolas, araras, displays etc) não ocupem mais do que 40% da área de vendas. Dê prioridade para móveis modulares que possibilitam a mudança de seu layout. Você terá assim maior flexibilidade sempre que desejar renovar seu ambiente e aproveitar melhor os espaços.

Mantenha uma boa climatização no interior de sua loja. A temperatura ambiente influencia diretamente no tempo de permanência e satisfação do consumidor e paralelamente no resultado das vendas da loja.

Utilize sempre uma boa iluminação para destacar as mercadorias, decorar espaços e acompanhar o estilo de sua loja. Os ambientes bem iluminados são agradáveis e atraem o consumidor por mais tempo. Em um supermercado, por exemplo, a boa iluminação tem por finalidade fazer com que o cliente não permaneça o tempo passando e realize suas compras com calma, aumentando seu tempo de permanência e realizando mais compras, inclusive por impulso.
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Reprodução autorizada desde que mantidos os créditos a Wagner Campos, conforme Lei de Direitos Autorais 9.610/98.
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Autor: Wagner Campos


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